“Olhares sobre o Alvão”, exposição de pintura de Leonor Vaz de Carvalho na galeria da Traga-Mundos

«O mesmo tema ou pensamento podem corporizar-se na mesma arte ou noutras, de modos muito diversos. As realizações diferentes confrontam-se na mente do fruidor , dando-lhe a riqueza de cada uma, mais a da sua confrontação.

Daí, por que não ir ao encontro de quem também pasmou e se emocionou perante a beleza das paisagens ou a placidez de rostos marcados pela vida para as tratar por cores e sombras, palavras e silêncios?

De um encontro assim, resultou o trabalho de Leonor Vaz de Carvalho (pinturas) e Maria Hercília Agarez (selecção de textos).


Nota Biográfica
Leonor Vaz de Carvalho nasceu e estudou em Vila Real, no Liceu Camilo Castelo Branco, onde cedo revelou a sua inclinação para as artes que, apesar de não terem sido a sua opção de vida, sempre preencheram alguns dos seus momentos de lazer. Passou pela Universidade de Coimbra no início dos anos 70, mas foi em Lisboa que completou a licenciatura em Filologia Germânica.

Durante mais de três décadas Lisboa foi terra de adoção, não de opção, que a grande cidade não a fascinava. Faltavam-lhe as serras, os afetos, o aconchego e a calma dos espaços mais íntimos.

Um dia, motivos familiares trouxeram-na de volta à sua terra, ao Liceu donde partiu, e onde se aposentou, a tempo de dedicar-se à pintura.

E foi decerto este retorno tardio à sua sempre desejada terra transmontana, que lhe deu a disponibilidade necessária para vivenciar de perto as gentes e as paisagens que se revelam nos seus quadros.

Sem escola nem influências estilísticas, apenas a frequência de sessões de pintura como atividade de lazer sob a orientação do pintor João Estrócio, a pintura surge assim, despretensiosa, como um registo espontâneo de vivências e de emoções estéticas e afetivas.»

A exposição de pintura “Olhares sobre o Alvão” de Leonor Vaz de Carvalho poderá ser visionada no espaço de galeria da Traga-Mundos, Vila Real, de 3 a 24 de Novembro de 2012.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica 2025 Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN