Energias renováveis permitem poupar mais de 50% na conta da eletricidade

Com a chegada do tempo mais frio, muitas são as casas que necessitam de ser climatizadas para garantir as temperaturas ideais para o conforto de uma família.




No Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, a SunEnergy, empresa líder na área das energias renováveis em Portugal, sugere soluções de climatização com base em equipamentos de energias renováveis e de elevada eficiência energética.

Numa época em que a fatura energética não pára de aumentar devido aos agravamentos constantes dos impostos e das tarifas, faz todo o sentido considerar soluções de aquecimento e fontes de energia alternativas às fontes de energia convencionais.

Bombas de calor, recuperadores de calor a lenha, caldeiras de biomassa, salamandras ou pisos radiantes, são algumas soluções que requerem menor consumo de energia para proporcionar uma temperatura ambiente agradável em espaços domésticos, contribuindo desta forma para a poupança familiar mas sem comprometer o conforto.

As bombas de calor são equipamentos mecânicos capazes de transportar ou “bombear” calor de uma fonte fria ou menos quente (ambiente) para uma fonte mais quente (o interior das nossas casas). O princípio subjacente é idêntico ao do frigorífico, mas em sentido inverso. O frigorífico transporta o calor do interior da caixa para o exterior, enquanto a bomba de calor retira calor do meio ambiente para o interior do espaço a climatizar. Deste modo, este tipo de equipamentos não é responsável pela geração de calor ou de frio, mas sim pelo transporte de calor entre dois meios. A bomba de calor caracteriza-se pela economia energética, a qual poderá chegar aos 75%, e pela ausência de emissões de gases poluentes.

As caldeiras a biomassa são outro bom exemplo de uma solução de aquecimento com um baixo custo de utilização. A energia da biomassa é a energia que se obtém da transformação de produtos de origem animal e vegetal e que depois é usada na produção de energia calorífica. A utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa. Como vantagens, esta energia tem um baixo custo, fácil armazenamento e transporte, é eficiente e emite menos gases poluentes. As fontes de energia de biomassa mais comuns são a lenha e os pellets. A SunEnergy possui uma ampla gama decaldeiras a biomassa, lenha ou pellets (combustível composto por resíduos florestais e/ou agrícolas).

No caso das caldeiras a pellets, existe um elevado grau de inovação tecnológica que permite a total automatização dos sistemas de aquecimento, permitindo a interligação com qualquer sistema de aquecimento central novo ou existente, revelando-se deste modo uma ótima solução para substituição direta de caldeiras a gasóleo ou gás, permitindo reduções da fatura energética para aquecimento até 50%.

Tal como as caldeiras, também as salamandras alimentadas com energias renováveis, usam a biomassa como combustível, em particular, os pellets. Uma salamandra a pellets é capaz de se autoalimentar, seguir um programa para manter uma determinada temperatura e ligar/ desligar-se automaticamente à hora desejada, permitindo desta forma, aumentar o conforto do seu espaço com um custo muito reduzido.

Para além disso, este é um sistema muito mais limpo do que as lareiras tradicionais e/ou salamandras a lenha. As salamandras a pellets são optimas soluções para aquecimento do lar. Com um design moderno ou rústico, estes equipamentos permitem uma perfeita integração com a arquitetura do espaço interior.

O piso radiante é a forma mais eficiente e económica de aquecer uma casa. É o sistema de aquecimento mais limpo, silencioso, confortável e saudável que existe. Prova disso mesmo, é o facto de ser o único sistema de aquecimento aconselhado pela Organização Mundial de Saúde. O piso radiante não queima o ar nem seca as mucosas nasais, mantém os pés quentes e a cabeça fresca, não levanta os ácaros do pó, aspetos que tornam esta solução aconselhável em hospitais, infantários ou lares de terceira idade.

É constituído por uma rede de tubagens uniformemente distribuídas debaixo do pavimento, permitindo uma distribuição uniforme do calor ao longo de todo o espaço habitável e muito próxima da condição de conforto térmico ideal. Com os sistemas de aquecimento convencionais, o ar quente tende a concentrar-se perto do teto, quando a maior necessidade térmica se encontra na parte inferior das divisões. Para além disso, a temperatura a que a água flui no interior da rede de tubagens é moderada, entre 35 e 45ºC, o que comparado com os 70 a 90 ºC dos sistemas que utilizam radiadores, permite obter um menor consumo energético.

A SunEnergy sugere assim estas soluções de climatização que revelam elevados índices de eficiência e são capazes de estabilizar as temperaturas desejadas rapidamente, de forma silenciosa, limpa, cómoda e sem fumos, nem cheiros. Por outro lado, o investimento é relativamente baixo e os equipamentos quase não necessitam de manutenção.

Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, a empresa está a desenvolver uma campanha adequada às necessidades dos consumidores: financiamento a 12 meses com TAN de 0,000% para facilitar o acesso a cada uma destas soluções. Para mais informações: www.sunenergy.pt

Sobre a SunEnergy:
A SunEnergy é uma empresa especializada em soluções de energias renováveis com vários anos de experiência. A SunEnergy é composta por um conjunto alargado de delegações espalhadas pelo país e suportadas por uma rede de profissionais especializados. Através da implementação de sistemas energéticos limpos e eficientes para climatização, produção de água quente e geração de electricidade, contribui para um desenvolvimento sustentável, optimizando o consumo de recursos energéticos e melhorando o bem-estar das pessoas. Em 2011, a SunEnergy registou um volume de negócios de 2 M€.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN