Condições atmosféricas adversas no Nordeste Transmontano devido à intensa queda de neve

Na sequência da intensa queda de neve, desde o dia de ontem, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança delineou previamente um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos resultantes das condições adversas, de modo a permitir a circulação de pessoas e viaturas, com a segurança possível.

Condições atmosféricas adversas no Nordeste Transmontano devido à intensa queda de neve
A operação de intervenção teve início ontem, entre as 18:00 (do dia 27 de fevereiro) e as 04:00 horas (do dia 28 de fevereiro), retomando-se os trabalhos hoje, às 6:00 horas, com a afetação de5 viaturas limpa neves, 4 viaturas de apoio, 20 pessoas e 15 toneladas de sal.

Neste momento está a ser dado cumprimento ao Plano de Intervenção Neve e Gelo (PING), garantindo a desobstrução das principais vias na área urbana (com especial atenção para os acessos aos equipamentos de saúde), alargando-se, posteriormente, a área de intervenção a todas as vias, sendo que no meio urbano a circulação de viaturas e peões encontra-se muito condicionada.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

No meio rural, não há condições para a circulação de transportes públicos, encontrando-se, inclusivamente, algumas estradas interditas ao trânsito.

Em face dos enormes constrangimentos verificados, e na ausência de condições de segurança para a circulação de viaturas e peões, tanto no meio urbano como no meio rural, os estabelecimentos de ensino deverão permanecer encerrados durante todo o dia de hoje, 28 de fevereiro.

À semelhança de intervenções efetuadas em situações similares, a Proteção Civil Municipal tem utilizado todos os meios humanos e materiais de que dispõe, com a colaboração dos Bombeiros, PSP, GNR, CDOS e empresa que tem a concessão do serviço de limpeza urbana, no sentido de, com a maior rapidez, proporcionar a melhor circulação possível de pessoas e viaturas, com segurança, quer na cidade quer no meio rural;

Em comunicado a Proteção Civil Municipal considera "que não é possível garantir a resolução imediata das dificuldades originadas pelas condições atmosféricas adversas e atendendo à elevada extensão do Concelho, é oportuno salientar e agradecer a colaboração dos cidadãos, no cumprimento das regras mínimas e orientações gerais e específicas de proteção civil. A proteção civil é obrigação de todos os cidadãos. Neste sentido, apela-se à contribuição de cada pessoa na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios".

Em toda a região de Trás-os-Montes acordou-se com temperaturas a rondar os zero graus, e várias zonas registaram precipitação em forma de granizo e queda de neve. O forte nevão começou a cair em Trás-os-Montes à tarde e obrigou ao corte de estradas em Vila Real e Bragança, assim como ao encerramento de várias escolas em Bragança e Vila Real, onde se incluem as de Macedo de Cavaleiros, Murça, Alijó, Sabrosa e Vila Real.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN