A sexta edição do Encontro de Escritores Transmontanos vai decorrer este ano na vila de Alfândega da Fé, com o apoio do respectivo município, esperando-se mais uma vez a participação massiva de autores que em comum tenham a sua raiz genética em Trás-os-Montes.
 |
Escritores transmontanos encontram-se em Alfândega da Fé |
Este ano o programa contempla, à semelhança das edições anteriores, a apresentação de três livros, três momentos distintos que, refere nota da organização, “esperamos que venham a cativar e a envolver toda a comunidade, como tem sido objectivo da organização deste evento ao longo das sucessivas edições”.
A figura carismática do Abade de Baçal, cuja memória tem sido evocada desde 2015 a propósito das comemorações dos 150 anos do seu nascimento, será o tema de discussão a marcar a abertura do encontro. Depois, António Afonso apresenta o seu livro “O Guardador de Memórias”, “um texto dramático que nos ajuda a perceber quem foi este homem”.
Segue-se a poesia de Raquel Serejo Martins, a autora transmontana radicada em Lisboa, que depois de dois romances se aventura por este género pela mão da Poética Edições com a obra “Aves de incêndio”. E por fim o ensaio de António Sá Gué, “O hominídeo humanizado”, que nos leva à reflexão sobre as “dúvidas e perplexidades que povoam o fluxus do hominídeo, que sofre as dores do parto do seu próprio conhecimento”.
A música tradicional estará presente neste encontro que inclui ainda no seu alinhamento um passeio pela bonita paisagem envolvente.