Transmontanos inundam o facebook com mensagens de protesto contra José Cid

As frases não são muitas, nem sequer originais, mas são alegadamente insultuosas e gratuitas e isso bastou para que toda uma região reagisse às declarações que o músico José Cid proferiu num canal de televisão da rede fechada, o canal Q, onde o cantor se referiu aos transmontanos como “pessoas medonhas, feias e desdentadas”.

A imagem que está a correr no facebook
"Vêm excursões de pessoas que nunca viram o mar para o Pavilhão Atlântico. Pessoas assim medonhas, desdentadas e efetivamente isso não é Portugal", afirmou Cid.

As palavras do cantor caíram na rede social do facebook e desde aí gerou-se uma autêntica bola de neve de protestos que até ao momento já desaguou na abertura de alguns grupos de contestação naquela rede social e no lançamento de uma petição pública a exigir um pedido de desculpas.

No texto da petição, contesta-se as "afirmações injuriosas relativamente às características físicas  dos transmontanos, visando criar um estereótipo, contra a honra e dignidade do povo transmontana", lê-se no documento que pretende angariar assinaturas de protesto contra as palavras de José Cid.


O vídeo da polémica
O intérprete do sucesso discográfico “como o macaco gosta de banana eu gosto de ti” vai estar em Trás-os-Montes no próximo dia 11 de junho, num concerto agendado no âmbito da Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

Alguns movimentos espontâneos que começam a correr no facebook falam já numa manifestação de protesto contra a presença de José Cid em território transmontano, estando o músico a ser considerado “persona non grata” para um significativo número de pessoas que expressou publicamente o seu descontentamento relativamente às palavras alegadamente insultuosas do músico.

Durante o dia de ontem, domingo, foram feitos milhares de comentários sobre o tema na rede social e o vídeo que contém as declarações já foi partilhado milhares de vezes e possui, na hora de edição desta notícia,  mais de 300 mil visualizações.

A página de fãs de José Cid também não ficou imune, tendo sido inundada por uma imensidão de comentários, alguns deles violentos, o que levou, para já, ao seu encerramento.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica 2025 Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN