II Congresso Internacional de Hidratação abordou as mais recentes investigações científicas sobre o papel da hidratação na saúde‏

Toledo transformou-se na capital mundial da hidratação. Em Toledo, 700 especialistas nacionais e internacionais analisaram, aprofundaram e debateram os mais recentes trabalhos científicos sobre o papel da hidratação na saúde.

A cerimónia de abertura deste congresso internacional organizado pela The Coca-Cola Company em Espanha, incluiu apresentações de Marcial Marín Hellín, Secretário de Estado da Educação, Formação Profissional e Universidades do Ministério da Educação, Cultura e Desporto; Elena de la Cruz Martín, do Ministério Regional das Obras Públicas e Transportes do Governo de Castilla-La Mancha; José María González Cabezas, Vice-presidente da Câmara de Toledo; e Teresa Robledo, Diretora Executiva da Agência Espanhola de Consumidores, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN).

A hidratação é um campo da área da saúde que tem beneficiado de um reconhecimento crescente nos últimos anos pela comunidade científica em áreas como a nutrição, dietética, medicina, farmacologia, atividade física e ciências do desporto, bem como entre a população em geral. Atualmente, a comunidade científica internacional reconhece a necessidade de manter uma ingestão adequada de água, como se confirma nas recomendações de organizações como a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) ou pela investigação apresentada neste Congresso.

Contudo, os especialistas que se juntaram no II Congresso Internacional e IV Congresso Espanhol de Hidratação sublinharam a necessidade de continuar a sensibilizar a opinião pública para uma hidratação saudável e de promover hábitos de hidratação saudáveis e sustentáveis através de investigação científica, materiais educativos e ferramentas práticas. Além disso, os peritos salientaram a necessidade de manter uma alimentação variada, moderada e equilibrada, bem como um estilo de vida ativo e saudável, e a importância da leitura da informação nutricional e calórica que as bebidas contêm, recordando que há alternativas com baixas calorias ou sem calorias que se podem escolher.

“Fomentar uma boa educação em torno do conceito de hidratação, e de nutrição no geral, pode desempenhar um papel fundamental na adoção de estilos de vida entre os adultos e deve ser promovido por diferentes áreas de forma multidisciplinar”, referiu o Prof. Dr. Gregorio VarelaMoreiras, Professor de Nutrição e Bromatologia na Universidade CEU San Pablo de Madrid e Presidente da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN). Da mesma forma, afirmou que “uma dieta saudável sem uma hidratação adequada é impossível” e encoraja “a preparação e implementação de uma Estratégia de Educação para a Hidratação, bem como a conveniência de incluir uma avaliação sobre o grau de hidratação tanto a nível individual, como regional e clínico".

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Água, um nutriente essencial
“O II Congresso Internacional e IV Congresso Espanhol de Hidratação é um reflexo do crescente interesse sobre a hidratação, água e bebidas como parte da nutrição e da sua importância psicológica e influência que têm na saúde e bem-estar da população”, disse a Dra. Carmen Pérez-Rodrigo, Presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC).

Durante a cerimónia de abertura, o Prof. Dr. Ángel Gil, Professor de Bioquímica e Biologia Molecular na Universidade de Granada e Presidente da Fundação Ibero-americana de Nutrição (FINUT) afirmou que “a água é um nutriente essencial e desempenha funções essenciais no metabolismo e em todos os processos biológicos”. O Dr. Gil recordou que “a água é o principal componente do nosso corpo e representa aproximadamente 60% do total do peso corporal.

Contudo, é o único nutriente cujos requisitos variam de acordo com o género, a idade, a situação psicológica e condições ambientais”. De acordo com o professor, “tendo em conta o papel da água no transporte de nutrientes, eliminação de resíduos, regulação cardíaca, etc, devemos garantir que estamos a cumprir com os nossos requisitos diários de líquidos, que a EFSA estabelece em 2 a 2,5 litros/dia para mulheres e homens adultos, respetivamente”, acrescentou.

A necessidade de dar especial atenção à quantidade de água e líquidos que bebemos em períodos críticos, como a infância, a gravidez, a amamentação ou a terceira idade, ou as consequências que advêm de uma ingestão insuficiente de água e líquidos, foram outro tópico discutido neste fórum de conhecimento científico.

A desidratação acontece quando perdemos mais água do que a que ingerimos e é geralmente acompanhada por alterações no equilíbrio de eletrólitos ou de sais minerais do corpo. De acordo com o Prof. Dr. Lluìs Serra-Majem, Professor de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e Presidente da Academia Espanhola de Nutrição (AEN), “estamos longe de compreender as consequências de uma ingestão inadequada de líquidos. Contudo, investigações recentes sobre o risco de quedas ou acidentes; problemas intestinais, metabólicos ou renais; alterações do desempenho cognitivo e prestação física; dores de cabeça, etc. confirmam como as consequências de uma hidratação inadequada afetam a nossa qualidade de vida.”. Durante o Congresso um total de 80 jovens cientistas tiveram a oportunidade de explicar as suas investigações sobre a importância da hidratação ou as consequências de uma ingestão inadequada de líquidos aos 700 especialistas que participaram no evento. Todos os trabalhos científicos apresentados no Congresso foram também incluídos na Nutrición Hospitalaria, a mais prestigiada revista cientifica em Espanha.

Reconhecimento Institucional
O II Congresso Internacional e IV Congresso Espanhol de Hidratação contou com a participação de 77 entidades nacionais e internacionais de áreas como a nutrição, dietética, medicina, farmacologia, atividade física e ciências do desporto, investigação e ensino. Este fórum internacional foi também apoiado pela Câmara Municipal de Toledo, pelo Governo Regional de Castilla-La Mancha, pela Universidade de Castilla-La Mancha e pelo Colegio Oficial de Farmacêuticos de Toledo, bem como a colaboração da Caja Rural Castilla-La Mancha.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A cerimónia de abertura deste evento internacional, organizado pela The Coca-Cola Company, incluiu apresentações de Marcial Marín Hellín, Secretário de Estado da Educação, Formação Profissional e Universidades, do Ministério da Educação, Cultura e Desporto; Elena de la Cruz Martín, do Ministério Regional das Obras Públicas e Transportes do Governo de Castilla-La Mancha; José María González Cabezas, Vice-presidente da Câmara de Toledo; e Teresa Robledo, Diretora Executiva da Agência Espanhola de Consumidores, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN).

A realização deste Congresso bienal já se tornou num dos mais significativos eventos científicos à escala internacional. O último Congresso, realizado em Madrid em 2013, juntou mais de 1.000 profissionais do campo da saúde e nutrição e contou com a apresentação de 91 novos projetos científicos. Anteriormente decorreram outras convenções sobre hidratação e a sua importância para a saúde. Todos estes eventos conduziram à realização deste II Congresso Internacional e IV Congresso Espanhol de Hidratação.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN