![]() |
Francisco Alves e Antero Dias |
O método formulado pelos investigadores de Coimbra tem impacto significativo na realização de exames de PET para o diagnóstico de cancro porque «garante maior rendimento e tem um custo 10 vezes inferior ao atual, tornando assim o exame acessível a um maior número de doentes e promovendo o uso generalizado deste tipo de exame para o diagnóstico de tumores. Esta redução de custos terá também, sem dúvida, um impacto positivo no Sistema Nacional de Saúde, considerando que o atual método disponível no mercado é complexo e dispendioso», asseveram Antero Abrunhosa, Francisco Alves e Vítor Alves.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
No âmbito desta parceria, a IBA e a Universidade de Coimbra estabeleceram um protocolo de cooperação, assumindo a empresa o financiamento de plano de doutoramento de quatro anos para a continuar a pesquisa de soluções inovadoras para o diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas. O acordo vai ser assinado na próxima quinta-feira, dia 22 de outubro, pelas 12h30m, na Sala do Senado da UC.
O protocolo é firmado pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, pelo Diretor do ICNAS, Miguel Castelo Branco, e pelo Vice-Presidente da IBA, Bruno Scutnaire.
O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) é uma unidade de investigação da UC dedicada à investigação básica e clínica na área da Imagem Médica e à produção de radiofármacos utilizados no diagnóstico PET em oncologia, cardiologia e doenças neurodegenerativas.
Cristina Pinto
Conteúdo fornecido por Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva