Américo Pereira considera de "parolice" declarações do autarca do Porto

A polémica está instalada por via das acções promocionais turísticas do Porto e Norte. O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, divulgou à comunicação social uma carta dirigida ao autarca do Porto a classificar de "parolice" a sua alusão ao fumeiro na contestação à estratégica de promoção turística do Norte.

Américo Pereira considera de "parolice" declarações do autarca do Porto
Na missiva, Américo Pereira lembra as afirmações do presidente da Câmara do Porto à vereação, e divulgadas pela Comunicação Social, em que terá dito: "não queremos vender o Porto como a cidade do fumeiro e do galo de Barcelos", "rejeito ver o Porto associado ao Portugal bucólico", argumentando ainda que pretendia retirar a marca Porto da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O autarca transmontano, citado pela Agência Lusa, considerou que Rui Moreira "fez declarações infelizes relativamente ao turismo e ao fumeiro" e escreve, na carta dirigida a Rui Moreira, que "o que disse, da maneira que o disse, é uma enorme parolice".

A Câmara Municipal do Porto também já reagiu às palavras de Américo Pereira, através de uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Promoção, onde considera que “as reacções de alguns autarcas às declarações do presidente Rui Moreira acerca da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte (ERTPN) são normais, tendo em conta que conhecem apenas uma parte das suas afirmações e não o todo e o seu contexto”.

O site de notícias Porto.pt , transcreve essa nota de imprensa da autarquia portuense onde é referido que “o que o presidente da Câmara do Porto contestou e manifestou preocupação foi acerca da intenção anunciada pela ERTPN de criar uma nova e segunda associação de promoção externa do destino. Um destino regional apenas pode ter uma agência regional de promoção turística externa”.

PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 
Segundo as explicações dadas pela autarquia do Porto na mesma nota de imprensa, “o presidente da Câmara do Porto defendeu e defende que ícones como o galo de Barcelos, o fumeiro ou as tripas à moda do Porto podem e devem ser usadas na promoção interna do destino, mas que isso não deve impedir o Porto de continuar, no âmbito da ATP, a promover o destino turístico Porto e Norte no estrangeiro, como um destino contemporâneo, cultural, jovem e cosmopolita como tem vindo a fazer com o sucesso que é reconhecido por todos”.

A polémica surgiu devido à discordância de Rui Moreira sobre o modelo de promoção turística veiculada por um vídeo encomendado pela entidade de turismo à SIC e que não faz qualquer referência à cidade do Porto.

“É a este 'Portugal bucólico' que Rui Moreira se referia, como não sendo representativo de uma Região a que o Porto dá nome e empresta a sua marca”, sublinhou fonte da autarquia do Porto.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN