Os ofícios tradicionais: "O Funileiro"

A arte de trabalhar a folha de Flandres e a produção de artefactos que já caíram em desuso. O Sr. Sabino é o último funileiro do concelho de Carrazeda de Ansiães. A memória do seu ofício já está guardada no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira.

Clique na imagem para ver o vídeo
Um vídeo de síntese que mostra alguns dos artefactos de metal que actualmente já quase não se usam, mas que até à segunda metade do Séc. XX eram produzidos em grande número por estes artesãos.

O registo foi feito na aldeia de Seixo de Ansiães, na margem direita do rio Douro, onde o Sr. Sabino, funileiro de profissão, ainda possui a sua oficina que perpetua, apesar da idade, com algum zelo e orgulho.

A memória de alguns objectos que eram produzidos artesanalmente e integraram, durante muito tempo, um comércio de alguma importância; um comércio de feiras e de mercados que só caiu em desuso quando o plástico invadiu  os estabelecimentos comercias das vilas e das aldeias de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este vídeo integra a componente audiovisual do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães), complementando o discurso museográfico respeitante ao ofício tradicional de funileiro.

Ver vídeo »»

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN