Estreia hoje na RTP2 a série documental 'O Povo Que Ainda Canta'

A série documental O Povo que Ainda Canta, realizada por Tiago Pereira, vai estrear hoje RTP2 às 22h45. O programa vai transmitir algumas das recolhas feitas pelo realizador em Trás-os-Montes, nomeadamente na zona de Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro. Uma dos episódios será dedicado à cantadeira Adélia Garcia de Caçatelhos, Vimioso.

Esta série de 26 episódios é uma produção da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP) e surge na sequência dum trabalho extenso de realização de documentários que mostram várias facetas da música portuguesa através dos seus protagonistas.

De Norte a sul do país, Tiago Pereira e a equipa da MPAGDP partilham a criatividade dum povo que não quer ser esquecido. Esta série documental, que é um trabalho de autor, está ligada a um canal de vídeos online que desde há 4 anos divulga práticas expressivas que se mantêm vivas, que não pertencem só ao passado e que têm sido registadas nos contextos onde acontecem, sem encenações.

Mogadouro, Dão-Lafões, Ribatejo, Gouveia, Baixo Minho, Baixo Alentejo, Douro, Porto ou Miranda, sem esquecer os arquipélagos da Madeira e Açores, entre outras regiões, são alguns dos territórios por onde tem passado a MPAGDP e que são agora palco dos episódios de O Povo Que Ainda Canta, por entre milhares de quilómetros percorridos com o equipamento na bagagem.


Com esta série, os telespectadores podem começar a conhecer as vidas de quem se dedica a instrumentos específicos, como as gaitas-de-fole ou os adufes, seja a tocar ou a construí-los, e de quem mantém viva a tradição das danças de matriz rural.

Ainda haverá três episódios específicos: um centrado no canto polifónico da Beira Litoral; outro que será evocativo de Adélia Garcia (Vimioso), que sempre teve um papel importante no trabalho recente de Tiago Pereira; e um terceiro episódio que divulga as histórias da MPAGDP, não só como associação cultural mas como conceito.

Fonte: Agência Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica 2025 Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN