A diretora do Museu Regional do Abade de Baçal de Bragança, Ana Maria Afonso, foi reconduzida por mais três anos, que coincidem com as comemorações do centenário daquele espaço e dos 150 anos do nascimento do patrono.
 |
| Museu Abade de Baçal |
Ana Maria Afonso dirige o mais emblemático museu da região desde 2010 e a sua continuação já foi oficializada em Diário da República, num despacho assinado pelo diretor regional de Cultura do Norte, na sequência de concurso público e da proposta do júri.
O facto de ser escolhida por concurso "agrada bastante" à diretora que encara o projeto de dirigir este museu como "bastante entusiasmante" com várias datas emblemáticas pela frente.
Em abril de 2015 arrancam as comemorações dos 150 anos do Abade de Baçal e em novembro do centenário do Museu que o próprio criou e dirigiu e que "construiu" com o espólio etnográfico e arqueológico que recolheu ao longo da vida por todo o Nordeste Transmontano.
A diretora está apostada em associar este espaço á economia da cultura e ao turismo cultural com um projeto que envolve outras vertentes culturais da região e que está dependente da obtenção de fundos comunitários e da mobilização de vontades, nomeadamente do mecenato, como afirmou a diretora.
Fonte: Agência Lusa