Corujas acolheu, ao longo do último fim de semana, a Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra. Uma aposta na realização desta feira, que em anos anteriores foi de organização rotativa, para “ajudar na divulgação da freguesia e da castanha, um produto de grande peso na economia das gentes da aldeia”, assegura o Presidente da Junta de Freguesia de Corujas, Eduardo Pereira.
Duarte Moreno, Presidente da Câmara Municipal, considerou positiva “a vontade da Junta de Freguesia em fazer este evento, valorizando a castanha e os produtos locais, contribuindo para também aumentar os rendimentos das pessoas.” Certo de que “a castanha produzida no concelho e na região é um produto de grande qualidade, como não há no mundo”, Duarte Moreno diz que é preciso “incentivar uma maior produção, conseguindo valorizar e gerar uma maior rentabilidade económica no concelho.“
A Vespa do Castanheiro, inseto que infeta e origina o aparecimento de galhas de coloração vermelha/acastanhada e que resulta numa quebra acentuada e de qualidade da produção, foi mote para o seminário realizado no primeiro dia. Com devastações superiores a 80% da produção em regiões de Itália e França, foram detetados em Portugal, focos na zona de Entre Douro e Minho.
A Feira da Castanha contou com um programa recheado de diversas atividades de animação musical e desportiva, finalizando com um grande magusto ao final da tarde de domingo.
Nota de imprensa CM Macedo de Cavaleiros
