![]() |
| Basílica Menor à Igreja de Santo Cristo de Outeiro |
A proposta de elevação da Igreja – Santuário do Santo Cristo de Outeiro a Basílica foi lançada pela diocese de Bragança-Miranda, pela Câmara Municipal e pela Direção Regional de Cultura do Norte, e aprovada no início de julho deste ano pelo Vaticano, sendo o título de Basílica Menor, atribuído pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
A celebração solene da promulgação do título ocorrerá no próximo sábado, dia 8 de Novembro, durante as celebrações dos 500 anos do segundo foral de Outeiro, concedido pelo rei D. Manuel I, em 11 de Novembro de 1514. Assim, o dia 8 de Novembro ficará a ser o dia do aniversário da basílica.
Em Portugal, existem oito Basílicas, todas situadas em cidades, sendo a de Outeiro a primeira numa aldeia.
Monumento único na região
Construída no século XVII e monumento nacional desde 1927, a Basílica Menor de Santo Cristo de Outeiro, distingue-se pela simetria e equilíbrio de proporções.
A fachada principal é rasgada por um magnífico portal geminado, encimado por uma grande rosácea e flanqueada por duas torres sineiras com remate piramidal. No interior, de gosto barroco, sobressaem os altares de talha policromada e dourada.
É um monumento único na região de Trás-os-Montes e recentemente sofreu obras de restauro, decorrendo, atualmente, uma intervenção de conservação e restauro no seu recheio artístico.
No âmbito da candidatura ao Programa ON.2 designada “Património Religioso do Leste Transmontano”, a Direção Regional da Cultura do Norte/Direção de Serviços dos Bens Culturais, realiza uma intervenção de conservação e restauro no recheio artístico da Igreja do Santo Cristo do Outeiro.
A igreja do Santo Cristo do Outeiro integra um valioso recheio artístico e patrimonial executado ao longo do século XVIII. Os conjuntos em intervenção, altares da igreja, púlpitos e revestimentos em talha, apresentam problemas vários e generalizados ao nível da estrutura, do suporte e dos revestimentos cromáticos.
O referido trabalho foi adjudicado, após consulta, à empresa Conserv’arte, Ldª, pelo valor total de 118.150,00 € + IVA, tendo conclusão prevista para o próximo ano.
