Alfândega da Fé lidera Índice de Transparência Municipal

Alfândega da Fé e Mirandela foram os municípios da região que este ano obtiveram melhor classificação no Índice de Transparência Municipal, encontrando-se entre os 10 melhores: Alfândega da Fé ficou em primeiro lugar a nível nacional e o município de Mirandela também ficou bem classificado, ocupando o quinto lugar do ranking nacional.


O Índice de Transparência Municipal, divulgado pela primeira vez no ano passado, analisa a divulgação de informação pelos municípios através da análise de 76 parâmetros presentes em 'websites' de Câmaras Municipais.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.


De acordo com Nuno Cruz, investigador e membro da Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), este ano verificou-se uma melhoria em relação ao ano passado e "pela primeira vez, existem dois municípios acima do nível bom", no caso Alfandega da Fé e Carregal do Sal. No outro lado da tabela encontra-se Miranda do Douro que ocupa o antepenúltimo lugar do ranking nacional.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN