Jornadas Culturais de Balsamão debatem sentido da vida

Está a decorrer mais uma edição das Jornadas Culturais de Balsamão. Este ano o debate vai andar à volta do sentido da vida quando falta o elementar.

Convento de Balsamão
Esta é a 17ª edição  das Jornadas Culturais de Balsamão , com o propósito de fazer uma abordagem interdisciplinar sobre os temas da vida, como explicou à Lusa o padre Basileu Pires, que integra desde o início a organização deste encontro cultural.

Durante três dias, entre 2 e 5 de Outubro, personalidades de várias áreas do conhecimento estão reunidas num encontro que procura dar sentido à vida das pessoas quando faltam horizontes, saídas e coisas elementares.

O tema das jornadas deste ano centra-se nos "Olhares sobre a Vida e a Morte", "um tema acutilante", como defendeu o padre Basileu Pires em declarações à agência Lusa. Segundo o sacerdote, a "morte espiritual é mais preocupante" com as consequências da crise devido "à falta de sentido para a vida, sem horizontes e em que não há saídas".

"As coisas estão mais difíceis, nós para termos vida física precisamos de comer, de dormir, das coisas elementares para a vida, de facto o tema é muito acutilante porque às vezes horizontes não se têm", considerou, citado pela Lusa.


As dificuldades financeiras são uma realidade, mas estas jornadas servirão também para mostrar que não podem ser "absolutizadas" porque "nem só de pão vive o Homem" e há que "confiar na solidariedade".

As jornadas têm também uma vertente mais cultural com um dia, sábado, realizado em parceria com uma autarquia da região.

Este ano a escolhida é Vila Nova de Foz Côa e o programa inclui visitas a lugares de interesse, nomeadamente ao Museu Côa e uma sessão cultural.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN