No fundo pretende-se que o novo espaço se assuma como um centro multiusos com acesso às novas tecnologias da informação e comunicação. Um equipamento que se pretende que contribua para a dinamização e desenvolvimento económico e turístico da freguesia e do próprio concelho.
Na Casa do Povo, transformada em Centro Cultural Tecnológico, serão organizados eventos culturais de valorização da cultura e dos produtos locais. Este espaço disporá também de uma área multidisciplinar destinada à organização de seminários e debates ligados a temáticas regionais, nomeadamente produções agro-florestais, desenvolvimento local, cinegética e entre outras, bem como para a organização de festas e feiras, como forma de valorizar os produtos locais. Neste espaço multiusos será ainda disponibilizado o acesso à internet e a um fundo documental, criado especificamente para o efeito.
O “Centro de Interpretação do Território”, cujos conteúdos expositivos estão em fase de desenvolvimento pretende ser um espaço onde as TIC tenham um especial destaque, é mais uma obra que está a ser concluída na aldeia de Sambade e encontra complementaridade com o Centro Cultural Tecnológico.
Como fruto da excelente relação do município com o Maestro Rui Massena, a banda sonora de um dos vídeos do CIT é da autoria deste conceituado músico nacional, concebida no âmbito da sua residência artística em Alfândega da Fé.
São dois projetos integrados na candidatura ao Eixo Prioritário II, Valorização Económica de Recursos Específicos (convite público EEC PROVERE – Inovarural – PA/1/2011 do ON.2), com a denominação “Sambade, aldeia tecnológica e turística”. Um investimento de cerca de 350 mil euros, comparticipado em 85% pelo PROVERE, que vai criar as condições para dinamizar turística e culturalmente a aldeia, valorizando a história e tradições locais através do recurso às novas tecnologias da comunicação e informação. Cria-se um pólo que serve de complemento a outros equipamento existentes como é o caso de unidades hoteleiras.
CMC Alfândega da Fé
