Carrazeda de Ansiães inaugurou loja turística interativa para promover o território

Carrazeda de Ansiães já dispõe de uma loja interativa de turismo para promover as sinergias do território concelhio, passando assim a integrar a rede de lojas do Turismo do Porto e Norte de Portugal e a promover-se de forma virtual no país e no mundo.

Loja interativa de turismo de Carrazeda de Ansiães
Esta era uma antiga ambição do autarca local, José Luís Correia, que está convencido de que esta loja "é o primeiro passo para Carrazeda de Ansiães entrar em novos mercados", dando a conhecer tudo o que existe no concelho.

"Carrazeda é dos concelhos com melhor património e arqueologia, desde o neolítico até ao século XVIII e temos de saber tirar proveito disto tudo", realçou o autarca, em declarações à Lusa.

Esta nova loja interativa inaugura, segundo o autarca, "uma nova fase de promoção do concelho" O novo equipamento foi inaugurado ontem, sábado, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, a quem o autarca pretendeu sensibilizar para a importância  que representa para o seu concelho a existência de um cais fluvial, de forma a que os turistas que sobem o rio Douro, através de cruzeiros, possam entra no território de Carrazeda de Ansiães. Castro Almeida ouviu as aspirações de José Luís Correia e sublinhou a ideia  de que o próximo quadro comunitário pode ser uma oportunidade para transformar em projeto exequível as aspirações do autarca.

O património e a cultura são as grandes sinergias que poderão sustentar a atividade desenvolvida no âmbito do setor turistíco Esta nova loja interativa inaugura, segundo o autarca, "uma nova fase de promoção do concelho", permitindo uma ligação permanente com as restantes lojas de turismo da rede Porto e Norte de Portugal, o que possibilita que qualquer turista aceda a toda a informação disponível sobre Carrazeda de Ansiães.

O património e a cultura são as grandes sinergias que poderão sustentar a atividade desenvolvida no âmbito do setor turistíco, sendo de realçar a gastronomia, o ambiente, as paisagens, os monumentos e as infraestruturas museológicas aqui existentes.


No território concelhio existem emblemáticos monumentos desde há muito tempo classificados por decreto-lei,  como a vila amuralhada de Ansiães (Castelo de Ansiães), a Anta de Zedes, a Anta de Vilarinho da Castanheira, as Pinturas Rupestres do Cachão da Rapa, núcleos de gravuras rupestres e interessantes templos religiosos, alguns deles com pinturas de uma grande raridade.

O concelho está ainda dotado de equipamentos museológicos e etnográficos como o Moinho de Vento, os moinhos de água recuperados na Ribeira do Coito,  o Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães ou o Museu da Memória Rural, tratando-se este último  de uma estrutura de grande dimensão que se encontra equipada com as mais recentes tecnologias. O edifício  marca  de forma evidente o centro da aldeia de Vilarinho da Castanheira, localidade muito próxima da paisagem e dos socalcos durienses classificados  como Património da Humanidade, enquanto Paisagem Cultural Evolutiva e Viva.

O município lançou também já há algum tempo o projeto dos circuitos turísticos com visitas guiadas e transporte gratuitos para todos os interessados. O objetivo é dar a conhecer todas as suas valências patrimoniais, ambientais, gastronómicas e culturais.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN