Cinema Português em Movimento passou por Alfândega da Fé

Alfândega da Fé recebeu mais uma vez o Cinema Português em Movimento, uma iniciativa do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, integrada nas Comemorações Oficiais dos 40 anos do 25 de Abril.

Foto: CM Alfândega da Fé
Esta iniciativa, que vai já na sua 2ª edição, assenta na exibição ao ar livre e gratuita, nas Aldeias e Vilas do país, durante o período de verão de obras cinematográficas portuguesas. A iniciativa ocorrereu no dia 29 de agosto em Vilares da Vilariça, no recinto da escola da aldeia transmontana, com o filme “Tabu”, “uma história passada (…) pouco antes do início da Guerra Colonial Portuguesa” que retrata através de cenas do presente e de flashbacks a história de Aurora que vivia com o marido na África portuguesa junto da montanha Tabu, a partir daí desenvolve-se um triângulo amoroso; e a 30 de agosto, em Alfândega da Fé, a iniciativa repetiu-se no Largo São Sebastião, com o filme “Fados”, um musical que é uma celebração dos melhores clássicos portugueses, que relata a visão do autor sobre o fado.

Conta com as participações de Mariza, Camané, Carlos do Carmo e Carminho. O filme recebeu o Prémio Goya para melhor canção original: “Fado da Saudade” na interpretação de Carlos do Carmo. Esteve ainda nomeado na categoria de Melhor Documentário.

O Cinema Português em Movimento traz a sétima arte a Alfândega da Fé, permitindo o contato dos munícipes com a cultura e o cinema, estimulando, também, o gosto pelo cinema português. A Iniciativa contribui para a descentralização cultural, permitindo o acesso dos cidadãos à cultura cinematográfica portuguesa.

Recorde-se que no ano passado Alfândega da Fé recebeu a iniciativa em Sambade com o filme “Amália – o filme” e em Alfândega da Fé com o filme “A Bela e o Paparazzo”, contando com uma plateia repleta não só de fãs da sétima arte mas também curiosos entusiastas, tendo-se revelado uma iniciativa de sucesso.

CM Alfândega da Fé

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN