Viagens e lazer lideram intenções de compra dos portugueses

Não só em Portugal, mas também em toda a Europa, o item “Viagens e lazer” é o mais citado como projeto de despesas n.º1. Em Portugal, tal como na Europa, a tendência aumenta em relação ao ano anterior (passa de 27% para 32%; média europeia passou de 46% para 49%). 

Esta análise das tendências de compra para os próximos meses na Europa é realizada anualmente pelo Cetelem e apresentada no seu Barómetro Europeu, recentemente divulgado.


Se as “Viagens e lazer” se mantêm no topo das intenções de despesas, a compra “equipamentos domésticos” continua a assegurar o segundo lugar deste ranking. À semelhança do líder, também este item subiu em Portugal e na Europa (23% em 2013, 27% em 2014; média europeia: 36% em 2013, 39% em 2014). O universo da habitação é o centro de todas as atenções ao apresentar ainda os ”Trabalhos de remodelação e renovação“ na terceira posição (24% em Portugal e 38% na Europa).

Viagens e lazer lideram intenções de compra dos portugueses
As intenções de compra de smartphones e de tablets encontram-se também bem encaminhadas. Aumentam em todos os países para os smartphones, com exceção do Reino Unido, onde revelam um recuo de três pontos em relação ao ano anterior (2013: 16%; 2014: 19%). As intenções apresentam-se igualmente em alta para os tablets em onze dos doze países (média europeia: 17% em 2013 e 22% em 2014). Apenas os Portugueses fazem recuar um ponto este item de despesas, em relação às intenções declaradas na edição anterior (2013: 16%; 2014: 15%). Segundo o estudo, «a compra do “último grito” da tecnologia permite ao consumidor saciar a sua necessidade de consumo num ambiente económico ainda restringido».

Os veículos (automóveis novos e usados, motos e scooters) e os bens imobiliários encontram-se entre os itens menos referenciados tanto pelos Portugueses, como pelos Europeus em geral. Sendo produtos que envolvem um maior investimento são sempre menos referenciados pelos consumidores.

Os veículos (automóveis novos e usados, motos e scooters) e os bens imobiliários encontram-se entre os itens menos referenciados tanto pelos Portugueses, como pelos Europeus em geral «As intenções de compra dos consumidores europeus são globalmente idênticas às expressas aquando das edições precedentes do Observador Cetelem. As viagens e o lazer mantêm-se na liderança das despesas dos europeus, seguidos de perto pelas compras ligadas à casa, que são ainda amplamente privilegiadas pelos euro-consumidores» resume Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Ficha técnica
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. Os inquéritos foram realizados em entre 17 de outubro e 5 de novembro de 2013 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido por TNS Sofres.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 27.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.


O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

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