SPEM desafia alunos do segundo ciclo a escrever bEM sobre Esclerose Múltipla

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Direção Geral da Educação (DGE) e da Biogen Idec, acaba de lançar o Prémio Literário “Saber escrever bEM sobre Esclerose Múltipla”, uma iniciativa que pretende distinguir o melhor texto sobre a patologia elaborado por alunos do segundo ciclo (5º e 6º ano de escolaridade).



Este desafio tem também como objetivo promover a educação para a cidadania, em consonância com as linhas orientadoras definidas pelo próprio Ministério da Educação e Ciência. Neste âmbito, a SPEM organizará sessões de esclarecimento em todas as escolas que adiram ao projeto, disponibilizando materiais didáticos e informação adequada à faixa etária dos eventuais concorrentes, estimulando assim simultaneamente os estudantes à participação no prémio.

Vita Lains, vogal da SPEM, afirma que “a esclerose múltipla manifesta-se geralmente em jovens adultos que estão no início da sua carreira profissional ou a constituir família e que, perante o diagnóstico, acabam por ter que reavaliar todos os planos que tinham feito para o futuro. Sentimos, portanto, necessidade de criar uma iniciativa que nos ajudasse a chegar a um público mais jovem e desmistificar algumas ideias erradas que possam surgir à volta desta doença. Este prémio literário garante-nos que a informação chega aos nossos jovens pois para escrever bEM sobre esclerose múltipla, é preciso primeiro ler e assimilar todos os dados sobre a patologia que lhes forem transmitidos”.

A produção dos textos deverá ser individual e aberta à criatividade dos jovens concorrentes, pelo que a única restrição é que os textos dos candidatos, em prosa ou poesia, não deverão exceder as 1000 palavras. Os textos a concurso devem ser obras originais, sendo liminarmente excluída qualquer cópia de um trabalho já existente. Todos os trabalhos candidatos a este Prémio Literário deverão ser entregues até às 20h00 do dia 31 de maio de 2014, em formato PDF, através do endereço eletrónico premioliterario@spem.pt.

O júri será composto pela escritora Maria João Lopo de Carvalho, Vita Lains, da direção da SPEM e Dulce Godinho, representante da DGE.

Sobre a EM
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, muitas vezes incapacitante que ataca o sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro, medula espinal e nervos ópticos. Os sintomas podem ser ligeiros ou graves, variando desde formigueiros nos membros inferiores até paralisia ou perda de visão. A progressão, gravidade e sintomas específicos são imprevisíveis e variam de pessoa para pessoa. A EM afecta cerca de 5.500 pessoas em Portugal. A Esclerose Múltipla Surto-Remissão é a forma mais comum da doença, responsável por cerca de 85% dos casos, e é caracterizada por surtos agudos com recuperação total ou parcial com acumulação de incapacidade.


Sobre a SPEM
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com quase 30 anos de existência, que tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas com Esclerose Múltipla e das pessoas que com eles convivem.

Neste âmbito, a SPEM desenvolve a sua atividade em distintas mas complementares áreas de ação. Por um lado, intervém junto dos poderes públicos e organismos competentes, especialmente nas áreas da saúde e social, no sentido de tornar estruturas de apoio mais eficientes. Por outro, presta apoio integrado e multidisciplinar, através de serviços especializados e de referência, como o Centro Atividades Ocupacionais (CAO), a Unidade de Neuro-reabilitação, o Apoio Domiciliário, as Consultas de Psicologia, o Serviço Informativo Social e o Apoio Jurídico. A ação da Instituição estende-se a toda a sociedade civil, como forma de sensibilização para a existência de uma realidade cujas consequências impõem o apoio de todos.

Com mais de 2.800 sócios ativos, a SPEM tem sede em Lisboa e está presente em várias zonas do país (9 delegações e 1 núcleo), conseguindo chegar a cada vez mais pessoas atingidas pela Esclerose Múltipla. www.spem.pt | www.facebook.com/SPEM.Portugal.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN