As candidaturas, para modalidade de curta duração, decorrem até 10 de Maio e deverão ser apresentadas por jovens monitores em parceria com as entidades nos domínios da intervenção sociocultural ou técnico-científica , nomeadamente para projectos de intervenção social, comunitária, cultural ou artística cuja acção vise ocupar jovens (participantes) em actividades lúdico-pedagógicas.
Uma outra vertente incide sobre ações formativas baseadas em projectos predominantemente formativos que visem a promoção de valores educativos e desenvolvimento de competências pessoais.
Em 2014, serão consideradas prioritárias as candidaturas nas áreas de desporto, associativismo e cidadania e estilos de vida saudáveis, além das áreas previstas na portaria supracitada. Assim, os projectos a apresentar deverão ter uma duração mínima de 5 e máxima de 10 dias; um número mínimo de 10 e máximo de 15 participantes e corresponder a um período de ocupação diário não superior a 5 horas.
De acordo com a mesma legislação considera-se Jovem Dinamizador todo o jovem com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos que, em parceira com uma entidade que apresente e desenvolve um projecto de longa duração, cabendo-lhe a responsabilidade da sua execução e avaliação.
Assim, os projectos a apresentar, deverão ter uma duração mínima de 264 e máxima de 396 horas e uma ocupação diária superior a 3 horas e inferior a 6 horas.
As candidaturas podem ser feitas em formulário próprio através do Portal da Juventude ou nas Direções Regionais do IPDJ, I.P. da tua área de residência.
Para mais informação e acesso a formulários e legislação clique aqui