Festival das Aldeias Vinhateiras anima localidades da região duriense

Até finais do mês de Outubro, as seis aldeias vinhateiras da região do Douro, Provesende, Trevões, Barcos, Favaios, Ucanha e Salzedas, acolhem o Festival das Aldeias Vinhateiras, em fins-de-semana consecutivos.

Favaios
Teatro, visitas guiadas às padarias, adegas e monumentos, espectáculos musicais e espectáculos de dança são os ingredientes deste Festival que no fim-de-semana de 28, 29 e 30 de Outubro decorrerá na vila de Favaios, concelho de Alijó.

O evento arranca com uma peça de teatro da Oficina de Teatro de Favaios (OFITEFA), a que se seguirá, no dia seguinte, a feira da Rede Aldeias Vinhateiras, com visitas guiadas na localidade e animação de rua a cargo de Zés-Pereiras e da OFITEFA.

No domingo, comemoram-se os 200 anos do Foral de Favaios, com uma leitura teatralizada, a que se seguirá, da parte da tarde, um espectáculo de dança pela companhia local TAGF e o Festival de Folclore Aldeias Vinhateiras.

A organização desta iniciativa pertence à Câmara Municipal de Alijó, Junta de Freguesia de Favaios e à OFITEFA, que também recebem tem o apoio da Turismo do Douro.

“O evento envolve entidades e instituições locais, para promover o turismo, cativar as populações e atrair turistas e visitantes nacionais e estrangeiros. Tudo para oferecer novas experiências e dar a conhecer um património único, o que constitui uma oportunidade para dinamizar a oferta hoteleira, a restauração e o tecido empresarial de animação turística da região”, refere o sítio Web da autarquia de Alijó.

Este festival integra o Programa de Promoção e Animação Turística do Douro e está inserido no Projecto Aldeias Vinhateiras, lançado em 2001 pela CCDR-Norte, para reforçar a marca “Aldeias Vinhateiras do Douro” no panorama local, regional e nacional. Tem o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da Turismo do Douro e enquadra-se nas candidaturas do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro. Este ano mereceu o apoio do Turismo de Portugal, sendo o festival integrado nos Eventos Regionais.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN