Câmara de Mogadouro dispõe de 150 mil euros para apoiar a criação de aves de capoeira no concelho

Decididamente a câmara municipal de Mogadouro está empenhada em fomentar a variedade de actividades agrícolas que sejam sustentáveis no quadro produtivo da sua economia local.

Depois de ter apostado nos mercados locais de produtos hortícolas, é agora a vez de apoiar todos os agricultores que estejam interessados na criação de aves de capoeira, como a galinha, o pato ou o peru.

Para o efeito vai disponibilizar uma verba de 150 mil euros para incentivar os primeiros produtores do concelho que queiram investir neste tipo de actividade.

António Pimentel, vereador da autarquia, disse à agência Lusa que esta é uma forma de "fixar as pessoas à terra, identificámos a criação de aves de campo como uma actividade com potencial económico para uma região que já perdeu algumas receitas provenientes da pecuária", declarou.

Para incrementar a nova actividade agropecuária, estão a ser estabelecidos contactos com empresas distribuidoras de produtos agro-alimentares, com a finalidade de alargar a cadeia de produção deste tipo de aves.

"Nesta primeira fase, vamos atribuir cerca de 5 mil euros por hectare de terreno vedado, para que os produtores se possam instalar e iniciar a criação de frangos, perus e patos. Caso haja receptividade, estudaremos novas formas de apoio", explicou o vereador, citado pela Lusa.

A proposta desta nova actividade surge num período em que a produção de leite no planalto de Mogadouro está em processo de declínio, com uma quebra de produção mensal na ordem dos 200 mil litros, o que se reflecte nas receitas gerais dos agricultores do concelho.

Com a crise instalada no sector leiteiro, a câmara de Mogadouro propôs aos seus agricultores uma diversificação da produção, incentivando agora a criação de aves de carne branca, produto de consumo cada vez mais procurado e com uma aceitação crescente no mercado nacional.

"Deixámos de ser competitivos na produção de leite ou cereal. Face à situação, a câmara decidiu apoiar outras produções pecuárias, de forma a criar mais-valias económicas para um concelho essencialmente agrícola", acrescentou o vereador.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN