Alfândega da Fé: Ideia inovadora distinguida no II Bootcamp de Empreendedorismo Social

Alfândega da Fé poderá vir a ter uma fábrica de brinquedos adaptados. A ideia de criar uma fábrica que produza material lúdico e didáctico para crianças com necessidades especiais há muito que é acalentado por Celmira Macedo, Presidente da LEQUE- Associação de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Especiais, que tem a sua sede instalada nesta vila nordestina.

A ideia, distinguida recentemente como o projecto de empreendedorismo social mais sustentável durante um Bootcamp sobre o tema que se realizou em Vila, já conseguiu um patrocinador.

O conceito tem por base a necessidade de criar objectos e brinquedos que permitam estimular crianças com necessidades especiais. Mas a fábrica de brinquedos adaptados poderá também ser uma óptima forma para incrementar a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com necessidades especiais.

Um projecto que pode, a partir de agora, passar do sonho à realidade e até mais depressa do que quem o idealizou poderia esperar. É que a iniciativa já despertou o interesse e conseguiu o apoio de potenciais investidores.

Celmira Macedo levou o conceito ao II Bootcamp de empreendedorismo social, que decorreu em Vila Real em meados do mês de Setembro. A actividade, promovida pelo Instituto de Empreendedorismo Social- IES, com o patrocínio da fundação EDP, assume-se como um espaço para “alavancar as ideias e poder de iniciativa para criar formas sustentáveis de trabalhar em prol da resolução de problemas sociais ou ambientais.”

Um local de encontro e partilha de experiências, mas também de formação de pessoas que querem desenvolver um projecto inovador com impacto social. No final, as iniciativas desenvolvidas no Bootcamp foram apresentadas a um painel de investidores sociais e as três melhores receberam capacitação para implementação.

Foi este o caso da ideia defendida por Celmira Macedo, que foi seleccionada como o projecto de empreendedorismo social mais sustentável. Tal quer dizer que a Fábrica de Brinquedos Adaptados já tem um patrocinador e que poderá vir a ser um dos próximos projectos desenvolvidos pela LEQUE no concelho de Alfândega da Fé.

Esta é, no fundo, a ideia da presidente da Associação que espera fazer desta fábrica um exemplo de inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN