No dia 27 de Julho, decorreu no Ayuntamiento de Santa Maria del Páramo (León - Espanha), a terceira Assembleia-geral da Associação Autovía León – Bragança, na qual participaram cerca de cinquenta representantes de entidades e instituições portuguesas e espanholas, entre as quais o Município de Bragança, que continuam a “lutar” pela construção de uma ligação rodoviária entre Bragança e León.
Segundo esta associação, a CCDR-N e a Junta de Castilla y León assumiram, em Julho de 1998, a elaboração do primeiro estudo do corredor de ligação entre Puebla de Sanabria e Bragança, sendo que responsáveis dos dois Governos nacionais comprometeram-se, publicamente, com esta importante ligação, destacando-se o contributo de declarações públicas favoráveis proferidas pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva, em visita realizada no mês de Fevereiro de 2008, a León.
Não obstante os esforços desenvolvidos e os sucessos já obtidos, continuam a constatar-se dificuldades e problemas de diálogo entre as administrações governamentais e entidades ibéricas, designadamente no que diz respeito à caracterização e classificação da via no seu conjunto, como eixo estruturante do território, sendo que, actualmente, esta ligação tem troços que se integram em distintas categorias, sob responsabilidades de diferentes níveis de administração, desde a Provincial, à Regional e à Nacional. Por outro lado, verifica-se a ausência da necessária articulação institucional no que toca à construção da ligação Bragança – Puebla de Sanabria.
Durante a sessão, foi, ainda, decidido que a direcção e associados se iriam empenhar de modo a assegurar que os partidos políticos incluam na agenda política esta importante ligação, tendo em vista o próximo acto eleitoral nacional e preparar condições para, numa próxima iniciativa da Associação, garantir a presença de elementos dos dois Governos centrais, no sentido de, publicamente, assumirem um empenho conjunto de execução da obra, considerando-a como corredor multimodal de transporte rodoviário, ferroviário (com a construção da estação da Sanabria, integrada na rede Alta Velocidad Española – AVE), aéreo e marítimo (abrangendo o Porto de Leixões, de Gijón e, mesmo, de Sines), permitindo uma melhor articulação entre os vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transporte de pessoas e mercadorias, proporcionando melhores condições de competitividade e desenvolvimento económico das regiões do Interior.
Os membros da Associação Autovía León – Bragança declararam, também, que pretendem que o troço entre Puebla de Sanabria e a aldeia fronteiriça de Rio de Onor seja integrado, pelo Governo Espanhol, no próximo Plano Estratégico de Infra-estruturas e Transportes de Espanha, manifestando, ainda, como prioritária a concretização da ligação Bragança – Puebla de Sanabria, uma vez que, por exemplo, um veículo articulado não consegue circular, não cumprindo a via a função essencial como corredor de transporte de mercadorias.
Tendo em conta a actual conjuntura económica e financeira dos dois países, os responsáveis da Associação Autovía León – Bragança consideram aceitável, numa primeira fase, a construção de uma via-rápida dimensionada para a velocidade projecto de 100 km/h, de forma a, no futuro, ficar assegurada que, no mesmo corredor, a capacidade possa ser aumentada para o perfil de auto-estrada, sem ter que ser construído um novo corredor, evitando-se danos adicionais no território e o desperdício de recursos financeiros, caso não viesse a ser aproveitado parte do anterior investimento.
Recorde-se que a Associação Autovía León – Bragança foi criada há três anos (embora a reivindicação tenha começado, há mais de uma década, com a Associação de Amigos de Portugal em Espanha), com o objectivo de exigir a ligação entre as duas cidades ibéricas, considerada como fundamental para a promoção do desenvolvimento económico e para a coesão territorial das duas regiões, prevendo-se que venha a captar entre 20 a 40 por cento do tráfego pesado que cruza, actualmente, as fronteiras de Verín e de Salamanca, o que evidencia a natureza estruturante desta via na ligação Porto-Bragança-León.
Reunião da Assembleia-geral da Associação |
O Secretário-geral do organismo, Martín Manceñido, recordou o percurso da Associação Autovía León – Bragança, do qual se destaca o trabalho efectuado junto das autoridades ibéricas no que toca à sensibilização para a importância e a necessidade deste eixo estruturante, tendo sido já garantido o estudo de execução do troço León – La Bañeza.
Segundo esta associação, a CCDR-N e a Junta de Castilla y León assumiram, em Julho de 1998, a elaboração do primeiro estudo do corredor de ligação entre Puebla de Sanabria e Bragança, sendo que responsáveis dos dois Governos nacionais comprometeram-se, publicamente, com esta importante ligação, destacando-se o contributo de declarações públicas favoráveis proferidas pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva, em visita realizada no mês de Fevereiro de 2008, a León.
Não obstante os esforços desenvolvidos e os sucessos já obtidos, continuam a constatar-se dificuldades e problemas de diálogo entre as administrações governamentais e entidades ibéricas, designadamente no que diz respeito à caracterização e classificação da via no seu conjunto, como eixo estruturante do território, sendo que, actualmente, esta ligação tem troços que se integram em distintas categorias, sob responsabilidades de diferentes níveis de administração, desde a Provincial, à Regional e à Nacional. Por outro lado, verifica-se a ausência da necessária articulação institucional no que toca à construção da ligação Bragança – Puebla de Sanabria.
Os membros da Associação Autovía León – Bragança declararam, também, que pretendem que o troço entre Puebla de Sanabria e a aldeia fronteiriça de Rio de Onor seja integrado, pelo Governo Espanhol, no próximo Plano Estratégico de Infra-estruturas e Transportes de Espanha, manifestando, ainda, como prioritária a concretização da ligação Bragança – Puebla de Sanabria, uma vez que, por exemplo, um veículo articulado não consegue circular, não cumprindo a via a função essencial como corredor de transporte de mercadorias.
Tendo em conta a actual conjuntura económica e financeira dos dois países, os responsáveis da Associação Autovía León – Bragança consideram aceitável, numa primeira fase, a construção de uma via-rápida dimensionada para a velocidade projecto de 100 km/h, de forma a, no futuro, ficar assegurada que, no mesmo corredor, a capacidade possa ser aumentada para o perfil de auto-estrada, sem ter que ser construído um novo corredor, evitando-se danos adicionais no território e o desperdício de recursos financeiros, caso não viesse a ser aproveitado parte do anterior investimento.
Recorde-se que a Associação Autovía León – Bragança foi criada há três anos (embora a reivindicação tenha começado, há mais de uma década, com a Associação de Amigos de Portugal em Espanha), com o objectivo de exigir a ligação entre as duas cidades ibéricas, considerada como fundamental para a promoção do desenvolvimento económico e para a coesão territorial das duas regiões, prevendo-se que venha a captar entre 20 a 40 por cento do tráfego pesado que cruza, actualmente, as fronteiras de Verín e de Salamanca, o que evidencia a natureza estruturante desta via na ligação Porto-Bragança-León.