Os deputados do PSD eleitos pelos distritos transmontanos de Vila Real e Bragança pediram esclarecimentos ao Governo sobre as obras de alargamento e requalificação do IP4 que liga Amarante, Vila Real e Bragança.
Este pedido de esclarecimentos surgiu na sequência de várias queixas apresentadas por utentes, que sentem que não estão a ser respeitadas as condições de segurança mínima que garantam a circulação nesta rodovia.
Luís Ramos, Adão Silva, Maria Manuela Tender, Maria José Moreno e Luís Pedro Pimentel entregaram um requerimento na Assembleia da República para saberem qual a previsão da conclusão das obras no IP4.
Na sequência das intervenções na via, que está a ser transformada em auto-estrada entre Vila Real e Bragança e a ser melhorada entre Amarante e Vila Real, muitos utentes já se queixaram dos congestionamentos de trânsito, e dos transtornos causados pela forma como são criadas as alternativas aos troços onde não se pode circular.
Note-se que casos houve, para quem circulasse de Vila Real para Bragança ou vice-versa, de ter que se fazer um desvio superior a 100 quilómetros, sendo o trânsito afastado de Murça para Valpaços e de Valpaços para Mirandela, onde era retomado o percurso do Itenerário Principal 4.
Os deputados pretendem saber quando terminarão as obras e exigem uma alternativa cómoda durante este período, de modo a não penalizar quem utiliza aquela via.
Refira-se ainda que desde Janeiro e até Julho, registaram-se, 131 acidentes que provocaram oito mortos, quatro feridos graves e 44 ligeiros no IP4, na área dos distritos de Vila Real e Bragança.