Nasceu a Geração Futsal

Grupo Desportivo Macedense (GDM) aposta na formação e seleccionador nacional aplaude a iniciativa

“Um exemplo a seguir”. Foi assim que Jorge Braz, seleccionador nacional de futsal classificou a Academia de futsal do Grupo Desportivo Macedense. O projecto foi apresentado no passado dia 22 de Julho, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, onde foram poucos os lugares para todos os que quiseram testemunhar esta aposta no futuro. A Geração Futsal marca o início de uma viagem com que o GDM sonha há muito tempo: profissionalizar a formação. “Já tinha sido pensado em épocas anteriores, mas nunca existiu a oportunidade, como houve este ano, de encontrarmos uma pessoa com experiência e capacidade para coordenar a formação”, disse Paulo Pinto, presidente do GDM.

Um projecto que vai potenciar o atleta transmontano, mas sobretudo que vai investir na formação desportiva, educacional e social: “é mais relevante que eles se divirtam”, adiantou o homem escolhido para coordenar esta geração, Fernando Oliveira.

Presente neste momento importante para o clube esteve também Tiago Polido, técnico campeão em Itália pelo Marca Futsal, que expressou o seu contentamento por ver um clube transmontano muitos passos à frente da maior parte dos clubes europeus: ““Eu tenho a felicidade de já ter passado em países como a Espanha, a Croácia e Itália e posso afirmar que projectos com esta organização há poucos. Se for exequível a região só tem que estar orgulhosa de ter um clube assim e pode mesmo ser uma referência para clubes nacionais”.

A quem também não passou despercebida a organização e consistência da “Geração Futsal” foi Jorge Braz. O seleccionador nacional marcou presença e aplaudiu a iniciativa: “tem ideias, tem um trajecto definido e isso é o mais importante. Uma organização com identidade, organização e qualidade”.

O Grupo Desportivo Macedense tem sempre apostado na formação dos jovens e por isso este projecto inovador conta com o apoio da autarquia. “O impacto pode ser elevadíssimo. É um projecto que já deveria ter sido implementado há muitos anos. Penso que todos os clubes deveriam seguir estas linhas orientadoras”, adiantou Sílvia Garcia, Vereadora da Cultura.

A ocasião serviu também para apresentar o Kit de Jogador para os escalões de formação.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN