A.M. Pires Cabral |
O livro “O Porco de Erimanto” surgiu nas livrarias no ano de 2010 com a chancela de editora Cotovia.
Nesta obra recente de A. M. Pires Cabral “O júri valorizou a arquitectura dos enredos, a capacidade de jogar com a perspectiva do narrador, a diversidade dos registos linguísticos (do erudito ao mais coloquial e até ao escatológico) e o trabalho de apuro estilístico do texto. A exploração do absurdo e o sentido de humor constituem dois outros traços marcantes de uma colectânea que se distingue pela sua unidade e equilíbrio internos e pela cultura literária evidenciada pelo Autor”, lê-se no comunicado de imprensa da Associação Portuguesa de autores (APE).
O Prémio, no valor é de 7.500 euros, já distinguiu escritores como Mário de Carvalho, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz. Foi instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A.M. Pires Cabral nasceu em Chacim (Macedo de Cavaleiros) em 1941. Estudou em Coimbra, foi professor do Ensino Secundário em Vila Real, animador cultural e co-organizador das Jornadas Camilianas. Publicou poesia, teatro, romance, conto, ensaio e crítica. Ganhou o Prémio Círculo de Leitores e o Prémio D. Diniz, da Fundação da Casa de Mateus, com o livro de poesia Douro: pizzicato e chula.
Sinopse do livro
“O Porco de Erimanto” - 2010 |