Curso de Mirandês: Língua e Cultura

Miranda do Douro vai acolher nas próximas férias do verão um dos cursos ministrados pela Universidade do Porto, intitulado “Mirandês. Língua e Cultura”.

A iniciativa decorrerá de 17 a 28 de Julho no edifício do Pólo da UTAD, em Miranda do Douro.

Este projecto, que conta com o apoio da autarquia mirandesa e da Associação Frauga, constitui a oportunidade para uma experiência de aprendizagem da segunda língua oficial portuguesa.

O curso não incidirá exclusivamente na lingiua, abordando ainda temas relacionados com a cultura mirandesa. “As terras de Miranda do Douro são um eco-museu vivo. A língua mirandesa, a música da gaita-de-foles e as danças de pauliteiros, a gastronomia, a ocupação do espaço, representam formas de vida e de cultura que se distinguem no panorama da cultura popular no território português. A região possui um património natural, histórico e cultural riquíssimo, que este curso da universidade de Verão procura estudar e divulgar através de uma formação simultaneamente prática e teórica. O curso assenta na aprendizagem e prática da língua mirandesa (40h) in situ e por imersão, incluindo o contacto com falantes locais e integrando a língua nas múltiplas vertentes da vida quotidiana e das suas formas materiais e simbólicas. Em simultâneo decorrerá um programa de visitas de estudo (30h) e de ateliers (20h) que permitirão o conhecimento das realidades locais e a aprendizagem de diversas artes populares, da música à dança”, refere-se na página web de apresentação do curso de “Mirandês. Língua e cultura”.

Este curso destina-se a todos os que se interessam pela cultura mirandesa. Pode ser frequentado por estudantes de graduação ou de pós-graduação, bem como por profissionais e por público em geral, seleccionados de acordo com os critérios definidos pelos Coordenadores.

As candidaturas deverão ser formuladas para a Universidade do Porto, devendo cada candidato apresentar o seu curriculum vitae (CV) e fotocópia do BI/Documento de identificação.

O curso de “Mirandês.Lingua e Cultura” é coordenado José Meirinhos (FLUP) e António Bárbolo Alves (FRAUGA), devendo participar especialistas em língua e cultura mirandesas da Universidade do Porto, de outras universidades e de outras instituições. Investigadores ou agentes culturais convidados proferirão palestras sobre diferentes aspectos da língua e da cultura mirandesas. Associações locais colaborarão nas actividades de atelier.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN