Exposição Fotográfica “Douro Natural” vai estar patente no Museu Abade de Baçal

Está patente no Museu do Abade de Baçal, na cidade de Bragança, a Exposição Fotográfica “Douro Natural”.

Exposição Fotográfica “Douro Natural”
Este evento é organizado e promovido pela AETUR, pelo Museu do Abade de Baçal e pela recentemente criada “Associação de Amigos do Museu do Abade de Baçal.

A Exposição Fotográfica “Douro Natural” visa mostrar um outro rosto da região duriense, ampliando um território menos conhecido, mas diverso e plural e que está para além da paisagem vinhateira, contribuindo para o carácter e identidade do mosaico de imagens.

Esta mostra já esteve patente nas estações de Metro da Trindade, no Porto e na Baixa/Chiado, em Lisboa, onde colheu grande entusiasmo e pretende percorrer a Rede de Metros Europeia, com passagem próxima por Madrid, configurando-se como um instrumento de projecção regional, junto de públicos das grandes Metrópoles Internacionais.

O Vale do Douro caracteriza-se por uma acentuada feição mediterrânica, que se expressa pelo clima, pela cultura vinhateira, pela variedade de ecossistemas e pela intensa luminosidade que irradia. É marcadamente um território de um grande rio romântico, aglutinador de múltiplos cenários gigantescos naturais e culturais. Estamos perante um espaço de grande valor cénico!

Desde a aspereza das serras do Marão, das Meadas e de Santa Helena, até às escarpadas arribas do Douro Internacional, desenvolve-se uma vasta arquitectura natural, que confere ao território um carácter singular. Os bosques naturais, os afloramentos rochosos e seus miradouros, as falhas geológicas e os largos horizontes, são intercalados com os rios profundos e relevantes ecossistemas associados, refúgios da avifauna que se expressa de forma mais intensa no Douro Internacional.

Estes atributos levaram o Douro a “Património da Humanidade” e que fosse classificado, pela National Geographic, como o 7º Destino Turístico Sustentável a nível Europeu e integrasse o grupo das 77 Maravilhas Naturais do Mundo, no âmbito do concurso mundial promovido pelas “New 7 Wonders Foundation”.

A Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes é uma organização significativamente enraizada na geografia, no empresariado e nas valências políticas e culturais da Região, sendo um factor de agregação territorial. Aliás, a cooperação institucional regional também é demonstrada neste evento, pela inclusão do Museu do Abade de Baçal e da “Associação de Amigos do Museu do Abade de Baçal” que souberam aproveitar esta dinâmica para projectarem a imagem do Museu junto das comunidades alargadas em que se suportam e com as quais se identificam.

As fotos apresentadas são da autoria de José Miguel Ferreira, (com obras dispersas por cinco continentes) e assentam num processo fotográfico histórico, a platinotipia que lhe confere uma dimensão atemporal e uma nostálgica sedução.

Entre 2 de Abril e 15 de Maio do corrente ano, os públicos em geral e em especial os do Nordeste Transmontano, são convidados a partilhar uma exposição surpreendente. Maravilhe-se com ela!

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN