De 29 de Abril a 1 de Maio, em Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, a Associação de Municípios do Douro Superior, com o apoio da Sabor Douro e Aventura, organiza o Raid no Douro Superior para 2011. A edição deste ano – “12º Raid TT Douro Superior”, terá a sua ocorrência principalmente no território do Vale do Douro Superior, zona vinhateira, com um riquíssimo património histórico e arqueológico, o Alto Douro Vinhateiro e os Sítios pré-históricos de Arte rupestre do Vale do Côa, classificados como Património da Humanidade.
Nesta 12ª edição, o programa apresenta locais e pistas totalmente diferentes das edições anteriores nos vales dos rios Douro, Sabor e Côa. As paisagens, os miradouros, o sobe e desce constante, as vilas históricas, as aldeias vinhateiras, os museus e as Quintas do Douro, com provas de vinho serão um forte motivo para vir ao Douro Superior nesta altura do ano.
No primeiro dia, a recepção dos participantes é feita em Torre de Moncorvo na Câmara Municipal, seguida de um percurso nocturno – “Na Rota do Ferro”, que irá terminar numa das aldeias mineiras, na envolvente da Serra do Reboredo, onde será servido um jantar na Adega Típica e de Fumeiro regional de Carviçais.
O segundo dia, o maior em termos de percurso TT, por terras de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, irá ter paragens para pequenas refeições, almoço e visitas às Quintas do Douro Superior, de produção de Vinho do Porto e Douro DOC. O almoço será servido na Quinta da Canameira. À tarde o percurso leva-nos a uma prova de vinho e visita ao museu de sítio da Quinta de Ervamoira, outra das Quintas referência do Douro Superior. O Jantar será servido em Torre de Moncorvo, no Restaurante regional “O Lagar”, em Torre de Moncorvo junto ao ex-líbris da Vila, a Igreja Matriz.
O último dia é dedicado ao Museu do Côa, Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, o segundo maior museu do país, que divulga e contextualiza as gravuras e achados arqueológicos do Vale do Côa, o maior conjunto do mundo de arte rupestre do Paleolítico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Perfeitamente inserido na paisagem, o edifício do Museu tem uma vista deslumbrante sobre os vales do Côa e do Douro. O almoço de Encerramento será em Vila Nova de Foz Côa e o programa termina com a entrega de lembranças aos participantes.
As dormidas serão em Turismo no Espaço Rural em Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa e o preço por pessoa em quarto Duplo será de 149,5€.
As informações podem ser solicitadas por e-mail, para info@sabordouro.com