Rio Fresno em Miranda do Douro |
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, disse ser preciso delinear uma estratégia que permita promover os três rios sob o ponto de vista ambiental e dar a conhecer as suas potencialidades.
O projecto é financiado em 75 por cento com fundos do FEDER e está inserido numa “estratégia” mais alargada que engloba parceiros como o “Ayuntamiento” de Zamora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
“O projecto que se encontra em fase de implantação no terreno, pretende ser abrangente do ponto de vista turístico e ambiental que valorize os rios, áreas envolventes e as populações ribeirinhas. Agora, vão ser desenhados circuitos mediante as potencialidades de cada curso de água que vão desde actividades como a pesca, recuperação de moinhos tradicionais, passando pela valorização de pequenos campos agrícolas. O que mais se destaca neste projecto é a valorização dos recursos hídricos de cada um dos três rios, abrangidos pela a iniciativa transfronteiriça”, frisou Artur Nunes.
Para além deste aspectos enunciados, o projecto promete criar ainda um acervo documental sobre uma “Rota do Contrabando” entre Portugal e Espanha.
Fonte: Agência Lusa