Projeto transfronteiriço cria rotas fluviais no Douro, Fresno e Angueira

A Câmara de Miranda do Douro vai investir cerca de 107 mil euros na criação de três rotas fluviais que visam promover actividades de lazer nas zonas ribeirinhas dos rios Douro, Fresno e Angueira.

Rio Fresno em Miranda do Douro
A ideia passa por criar “circuitos turísticos” devidamente identificados e que permitam aos turistas “conhecer a fauna e flora únicas” que habitam estas três áreas ribeirinhas.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, disse ser preciso delinear uma estratégia que permita promover os três rios sob o ponto de vista ambiental e dar a conhecer as suas potencialidades.

O projecto é financiado em 75 por cento com fundos do FEDER e está inserido numa “estratégia” mais alargada que engloba parceiros como o “Ayuntamiento” de Zamora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

“O projecto que se encontra em fase de implantação no terreno, pretende ser abrangente do ponto de vista turístico e ambiental que valorize os rios, áreas envolventes e as populações ribeirinhas. Agora, vão ser desenhados circuitos mediante as potencialidades de cada curso de água que vão desde actividades como a pesca, recuperação de moinhos tradicionais, passando pela valorização de pequenos campos agrícolas. O que mais se destaca neste projecto é a valorização dos recursos hídricos de cada um dos três rios, abrangidos pela a iniciativa transfronteiriça”, frisou Artur Nunes.

Para além deste aspectos enunciados, o projecto promete criar ainda um acervo documental sobre uma “Rota do Contrabando” entre Portugal e Espanha.

Fonte: Agência Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN