Estima-se que as oito empresas agora criadas possam vir a gerar mais de meia centena de postos de trabalho.Os cheques distribuídos pela EDP, numa cerimónia realizada em Alfândega da Fé, correspondem a uma pequena parcela dos quase dois milhões de euros de investimento inicial que os promotores vão realizar em micro empresas ligadas às áreas do turismo, produtos regionais e saúde.
Os projectos foram distinguidos no âmbito do Prémio EDP Empreendedor Sustentável, que se destina a ajudar na criação de novas oportunidades de empreendedorismo em torno das barragens que está a construir ou que está a reforçar na região.
O programa, lançado em Junho de 2010, atraiu mais de cem candidatos que participaram em acções de formação, discussão de ideias e maturação de projectos e envolveu outros parceiros locais, como autarquias e associações.
Um júri seleccionou 21 projectos de pequenas empresas e destes foram contemplados com um cheque de dez mil euros o Soutogest de Macedo de Cavaleiros, que vai criar cinco postos de trabalho e investir 40 mil euros para prestar serviços agroflorestais na gestão de soutos.
Outro premiado com dez mil euros foi o Ponto Clínico- Serviços de Saúde, que começará a laborar em Abril, em Mirandela, com sete postos de trabalho a tempo inteiro e dez a tempo parcial.