Segundo o INE todos os alojamentos vão ser contactados pelos recenseadores que terão que estar devidamente identificados e que, porta a porta, vão percorrer o país para entrega dos questionários em papel e dos códigos necessários para resposta pela Internet.Pela primeira vez, em Portugal, o cidadão vai ter a possibilidade de poder responder ao questionário dos Censos através Internet, uma alternativa que para muitos dos portugueses poderá surgir como mais cómoda. Para responder aos questionários dos censos 2011 online terá que utilizar o site www.censos2011.ine.pt., podendo fazê-lo entre 21 de Março e 10 de Abril.
Esta operação permitirá uma actualização da contagem da população portuguesa e a sua distribuição pelas diversas regiões que integram o país.
O INE alerta que ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania. “Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas”.
Ao INE coube, ao longo dos últimos 5 anos, a responsabilidade de montar esta grande operação. A partir de 21 de Março o sucesso definitivo dos Censos 2011 passa a estar verdadeira e inquestionavelmente nas mãos de todos e de cada um!”.