Pelo quarto ano consecutivo a Concelhia da Juventude Socialista de Bragança organizou em colaboração com as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias do Concelho a campanha “Porque a pobreza existe, não podemos fechar os olhos”.
A iniciativa dos jovens solidários decorreu entre os dias 9 e 15 de Dezembro de 2010, sendo o produto final da angariação de bens entregue ao Centro Social e Paroquial de S. Bento e S. Francisco em Bragança.
Eduardo Fernandes, coordenador da Concelhia da JS de Bragança, afirmou que “esta iniciativa é importantíssima no sentido de demonstrar que os jovens também têm espírito solidário e que alguns dos beneficiários poderão passar uma quadra Natalícia um pouco melhor”.
O jovem dirigente disse ainda que “a pobreza é um flagelo que afecta o nosso Concelho e que o poder local pouco ou nada faz para reverter esta situação. A JS, enquanto estrutura partidária, considera de extrema importância uma maior intervenção por parte da autarquia no sentido de minimizar esta problemática que se vive actualmente entre as nossas gentes”.
O responsável pela Instituição que agora vai distribuir os bens, Pe. Rufino, teve oportunidade de afirmar que “é de enaltecer esta actividade organizada pelos mais jovens e que pode e deve servir de exemplo”, sendo o bens, referiu o pároco, “distribuídos pelos mais necessitados”.
André Morais, representante da Associação de Estudantes da Escola Secundária Emídio Garcia, afirmou que “houve uma grande adesão por parte de todos os colegas e o espírito solidário está cada vez mais enraizado no espírito dos jovens. Todos têm vontade de ajudar!”.