A Direcção Regional de Cultura do Norte apresentou no dia 15 de Dezembro, na cidade de Pesos da Régua, os sete documentários do projeto “O Douro nos caminhos da literatura”.
Estes filmes pretendem fazer uma viagem pela região duriense a partir das obras literárias de escritores como escritores João Araújo Correia, Domingos Monteiro, Pina de Morais, Aquilino Ribeiro, Trindade Coelho, Guerra Junqueiro e Miguel Torga.
A sessão de apresentação foi presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Sumavielle, e contou com a presença da directora regional de Cultura do Norte (DRCN), Paula Silva.
“Os escritores são aqueles que mais rapidamente absorvem esse espírito de lugar e que o conseguem transmitir. São aqueles que conseguem transmitir aquilo que é o Douro de forma bastante veemente e bonita”, afirmou Paula Silva.
Com estes documentários a DRCN pretende promover a região do Douro e Trás-os-Montes, a partir da obra destes sete escritores. Segundo referiram os responsáveis da DRCN, citados pela agência Lusa, estes são “olhares e sensibilidades necessariamente diversos, focados em realidades geográficas e relacionais diferenciadas e experimentadas num período temporal desde meados do século XIX (Guerra Junqueiro nasceu em 1850) até ao dealbar do novo milénio (Miguel Torga morreu em 1995)”.
“É, portanto, um Douro marcado pela incontornável passagem de mais de um século, com as transformações e evoluções inerentes, sendo uma das mais visíveis a que acabou por domar ‘o rio de mau navegar’ com a construção das barragens”.
“O Douro nos Caminhos da Literatura”, assim se chama este projecto, é também um uma forma de promoção da Paisagem Cultural Evolutiva e Viva que a UNESCO distinguiu em 2001 como Património da Humanidade.
O projecto incidirá sobre cada um dos autores de forma individualizada, sendo para cada um produzido um documentário para televisão (RTPN), um programa de rádio, um DVD para duplicação e distribuição por bibliotecas e escolas da região e um site colectivo.
Os documentários serão traduzidos para serem transmitidos na RTP Internacional.
Produzido pela produtora "Ideias e Conteúdos Lda.", "O Douro nos Caminhos da Literatura" tem como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fundação EDP e a RTPN.
A produção destes filmes contou com o apoio dos municípios de Peso da Régua, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Sabrosa, Mesão Frio, Sernancelhe e Lamego.