O evento é promovido pela Associação Nacional de criadores da raça com a colaboração do Município de Macedo de Cavaleiros e da Direcção Geral de Veterinária.O concurso, que atinge este ano a sua quarta edição, irá premiar os melhores exemplares desta raça autóctone nas classes de ovelhas e malatas em fêmeas e carneiros e malatos em machos. De salientar o prémio de “Melhor criador”, no valor de 100 euros, atribuído ao criador que apresentar o melhor conjunto.
Todas as explorações presentes terão um prémio de participação de 25 euros. O período de classificações decorre das 10.30h às 12.30h.
A realização deste evento tem como objectivo a promoção, valorização e aumento da produção, melhoramento e procura desta raça de elevado valor zootécnico. A competição salutar entre os diversos criadores, contribuirá também para a manutenção e crescimento do efectivo Churra Badana.
O solar de desenvolvimento da raça Churra Badana acontece na Terra Quente Transmontana. Os seus exemplares caracterizam-se pela sua robustez, elevada longevidade e bom instinto maternal. Com pequeno porte, os animais possuem velo extenso de cor branco-sujo ou amarelado. As fêmeas não apresentam cornos, enquanto os machos possuem chifres em forma de espiral.
Actualmente existem pouco mais de 30 produtores com um conjunto de cerca de 3600 animais adultos. As explorações registam-se nos concelhos de Mirandela, Mogadouro, Vimioso, Alfândega da Fé e com forte predominância em Macedo de Cavaleiros, onde a raça se encontra muito implantada.