
A National Geographic Traveler, por exemplo, num trabalho publicado nos finais do ano transacto, colocou o Vale do Douro na sétima posição do ranking mundial dos 133 melhores destinos de turismo sustentável.
Aqui ao lado, o jornal El País, um meio de comunicação social de referência da língua espanhola, colocou em destaque na sua revista “El Viajero” o Vale do Douro. O artigo saiu no passado mês de Março e faz o seu enfoque na enologia e no Vinho do Porto.
A imprensa chinesa também não fica indiferente ao “fenómeno” Douro, enaltecendo num artigo intitulado “Visiting Douro Valley in Spring” as qualidade da gastronomia, hotelaria, cruzeiros e quintas vinhateiras.
Mais recentemente, em 26 de Maio, a secção de viagens do jornal New York Times efectuou uma longa reportagem sobre o Porto e o Vale do Douro. O jornalista Frank Bruni, especialista em temáticas de turismo, viagens e gastronomia não poupa elogios à paisagem vinhateira.
Bruni sublinha também as qualidades gastronómicas dos duriense, a qualidade dos produtos e, sobretudo, os preços "muito interessantes" que são praticados por um serviço de luxo.