É já no próximo dia 17 de Junho que o palácio da Bolsa, na cidade do Porto, recebe a conferência Internacional subordinada ao tema “património Mundial – oportunidades para Ganhos económicos em destinos turísticos – O Caso do Vale do Douro”.
O evento tem a chancela da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) , através da Estrutura de Missão do Douro (EMD), e da National Geographic Society .
O encontro tem como objectivo debater questões relacionadas com as potencialidades de desenvolvimento sustentável da região duriense, paisagem classificada com Património da Humanidade enquanto paisagem cultural, evolutiva e viva.
Este encontro surge de um compromisso assumido pela National Geographic Society em Dezembro de 2009, altura em que esta sociedade internacional se comprometeu a difundir a região vinhateira do Douro como um destino do “geoturismo”, em conformidade com a assinatura da “Carta do Geoturismo da National Geographic”.
O encontro está enriquecido com um painel de peritos de diferentes áreas relacionadas com a actividade turística, o ambiente, o património e a sustentabilidade do desenvolvimento económico, estando também confirmada a presença de elementos da UNESCO, da Organização Mundial do Turismo, da International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), e da Coligação Internacional de Destinos Património Mundial.