Novo navio-hotel deverá começar a operar no rio Douro a partir de 2011

A DouroAzul, empresa que opera com os cruzeiros fluviais no Vale do Douro, deverá colocar no rio, no próximo ano, um novo navio-hotel com capacidade para 130 turistas.

O projecto já está a ser executado no estaleiro naval de Aveiro e deverá estar concluído no ano de 2011. Este novo navio-hotel surge como um projecto inovador, energeticamente mais eficiente, e foi classificado de Interesse para o Turismo.

A sua aquisição foi integrada numa candidatura submetida ao sistema de incentivos SI Inovação do Ministério da Economia, no valor global de 12,4 milhões de Euros, e que já recebeu do Turismo de Portugal a respectiva aprovação prévia.

A nova embarcação destina-se ao mercado internacional, deverá prestar um serviço de alta qualidade e será responsável pela criação de 30 novos postos de trabalho directos.

Equipado com 65 cabines duplas, piscina aquecida, SPA, cabeleireiro e ginásio, este novo modelo mede 80 metros de comprimento e 11,4 metros de largura, surgindo equipado com uma nova tecnologia que garantirá um menor consumo dos motores para atingir as velocidades admitidas neste espaço de navegação. A iluminação do barco vai recorrer a um sistema de luz fria, para diminuir o índice de calor produzido pelos focos e, consequentemente, diminuir o consumo de energia eléctrica, sendo o aquecimento efectuado a partir do aproveitamento das águas destinadas ao arrefecimento dos motores.

A nova embarcação da DouroAzul surge como um navio energeticamente mais eficiente, com menor consumo dos motores propulsores resultando daí uma diminuição significativa das emissões de CO2 e uma redução do seu impacto geral sobre o ambiente.

Este novo navio-hotel operará no rio Douro durante uma semana consecutiva e, segundo a operadora, está já integralmente vendida a sua ocupação para clientes estrangeiros entre 2011 e 2015.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN