Bragança: reclusos limpam florestas

Pelo quarto ano consecutivo a Câmara Municipal de Bragança ocupa reclusos dos estabelecimentos prisionais do distrito do nordeste transmontano, através de um protocolo com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais efectuado em 2004, no sentido dos reclusos em regime aberto serem contratados pela autarquia para realizar tarefas relacionadas com a limpeza de florestas e manutenção de espaços verdes.

Deste modo a autarquia, faculta-lhes uma ocupação do tempo, pagando-lhe o respectivo vencimento, que poderão amealhar para quando saírem em liberdade.

Quando este projecto teve inicio, foi criada uma brigada de limpeza de floresta pioneira em todo o país e que conseguiu limpar na Serra de Nogueira, uma área florestal de 17 quilómetros.

Este ano, duas dezenas de reclusos provenientes dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda já se encontram a colaborar com a Câmara Municipal de Bragança na limpeza de florestas e manutenção de espaços verdes, equipamentos municipais e arranjos urbanísticos em todo o concelho.

Cerca de metade destes reclusos, fazem parte de uma equipa de limpeza que efectua a manutenção dos espaços verdes da cidade de Bragança, e também a limpeza de bermas de estradas e do matagal em todo o concelho.

Alguns destes reclusos do regime aberto do sistema prisional, são vigiados discretamente, por guardas prisionais de forma a passarem despercebidos, sem curiosos a observa-los. Outros, estão integrados nas equipas de trabalho da própria autarquia, sem vigilância, e dedicam-se a realizar vários trabalhos, como por exemplo, arranjando e/ou construindo passeios, na marcação de sinalização horizontal nas ruas, entre outros trabalhos de manutenção dos espaços públicos tanto na cidade como nas aldeias.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN