Saúde e Educação: 147 milhões de euros para investir em Trás-os-Montes

O pedido de verbas efectuado por Henrique Capelas, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste, aquando da visita do secretário de Estado da Saúde a Mirandela, no início do corrente mês, surtiu efeito.

Na passada quarta-feira, dia 13 de Agosto, foi tornado público que foi aprovado verbas bastante significativas para duas intervenções na área da saúde, em Bragança.

O Programa Operacional do Norte (ON.2), atribui um milhão e trezentos mil euros para a construção do centro de saúde de Santa Maria II, em Bragança, e um milhão e duzentos mil euros o projecto de modernização do serviço de urgência do Centro Hospitalar do Nordeste, sendo que este Programa ao todo, aprovou 61 milhões de euros para a área de saúde da região Norte.

Foram ainda atribuídos 29 milhões de euros na área da saúde, destinados à construção do novo Hospital de Proximidade de Lamego, incluído no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No que concerne à educação, o Programa Operacional do Norte (ON.2), atribuiu cento e três milhões de euros para serem investidos em 117 novos centros escolares.
De resto, no sector do ensino, atribuiu ainda uma comparticipação de cento e três milhões de euros para cento e dezassete novos centros escolares.

No distrito de Vila Real foi também aprovada a construção de centros escolares, nomeadamente em Alijó, Chaves, Mondim de Basto, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Valpaços e dois para a cidade de Vila Real.

Ao todo o investimento atribuído a estas duas áreas perfaz o montante de 147 milhões de euros, tendo sido 102 milhões de euros são obtidos do Fundo de Desenvolvimento Regional e 30% do restante montante é da responsabilidade dos respectivos Municípios.

Os centros escolares, após aprovação, têm que estar concluídos passados dois anos.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN