Turismo: Região Douro já foi criada

As Regiões de Turismo foram divididas em cinco, segundo o governo, com o intuito de modernizar e dinamizar o sector do Turismo em Portugal.

E nesse sentido, foi publicado na passada quinta-feira, dia 10 de Abril, em Diário da República o novo regime jurídico das áreas regionais de turismo em Portugal continental, assim como dos vários pólos de desenvolvimento turístico. A região norte vai ser constituída por um pólo de desenvolvimento turístico denominado de Douro.

No pólo de desenvolvimento turístico da região norte, fazem parte os municípios de Alijó, de Armamar, de Carrazeda de Ansiães, de Freixo de Espada à Cinta, de Lamego, de Mesão Frio, da Moimenta da Beira, de Murça, de Penedono, de Peso da Régua, de Sabrosa, de Santa Marta de Penaguião, de São João da Pesqueira, de Sernancelhe, de Tabuaço, de Tarouca, de Torre de Moncorvo, de Vila Real e de Vila Nova de Foz Côa.

Embora estes concelhos estejam inseridos num pólo de desenvolvimento, nada impede que as entidades públicas e privadas destes municípios participem no funcionamento das regiões de turismo.

Esta mudança das regiões de turismo faz parte do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado, sendo que em Abril de 2006, em conselho de ministros, ficou decidida também a criação de uma entidade responsável pelo turismo, a nível nacional, designada de Turismo de Portugal, I.P., assim como a descentralização das dezanove regiões de turismo existentes para as associações de municípios e outras entidades supra municipais.

O auto-financiamento e o estímulo para o envolvimento de privados nestas actividades são dois dos importantes itens que estes novos organismos têm para executar e levar avante as responsabilidades de que foram incumbidos.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN