Universidades e autarquias querem criar o Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança, as câmaras de Vila Real e de Bragança e a PortusPark – Rede de Parques de C&T e Incubadoras vão assinar na próxima sexta-feira, dia 18 deste mês, no Teatro Municipal de Vila Real, um protocolo que tem como objectivo reunir todas as condições de acesso, em conformidade com as regras de financiamento comunitário da União Europeia, através do FEDER, para a construção do Parque de Ciência e Tecnologia (PC&T) de Trás-os-Montes.

Esta candidatura vai ser apresentada em conjunto pelas autarquias de Bragança e de Vila Real, e este projecto vai centrar a sua actividade no sector agro-industrial associado às novas tecnologias, nos domínios do ambiente e da paisagem, da biotecnologia e das ciências florestais e veterinárias.

De salientar que os investigadores das cinco instituições que assinaram este protocolo participam em projectos de investigação e desenvolvimento e de prestação de serviços nas áreas que se pretendem para este projecto, sendo que a UTAD possui reconhecidas competências de investigação e de conhecimento, nomeadamente ao nível dos seus centros de investigação.

Os autarcas das capitais dos dois distritos pretendem com esta candidatura inverter o actual fluxo de fuga para o litoral, atraindo investidores e empresários para a região transmontana.

Devido à proximidade geográfica da Região Demarcada do Douro, o Parque de Ciência e Tecnologia, nas suas primeiras acções, poderá discriminar positivamente a área do vinho e da vinha, para deste modo envolver algumas partes que têm a ver com este sector, tais como no plano da biotecnologia, do desenvolvimento de tecnologias e processos, da viticultura, do ambiente, da qualidade e do marketing.

Outras instituições e empresas, interessadas em participar como membros de associações, ou sociedades gestoras a criar no futuro, podem também subscrever este protocolo.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN