Simpósio Internacional de Escultura de Vinhais: duas esculturas já estão prontas

Decorre há duas semanas o Simpósio Internacional de Escultura na vila nordestina de Vinhais e tanto Manuel Patinha como Paulo Neves já concluíram os seus trabalhos.

Manuel Patinha, escultor nascido na Póvoa de Santa Iria, desde há 30 anos a viver na Galiza e um dos mais conceituados escultores portugueses, foi dos primeiros artista presentes neste simpósio a concluir a sua escultura que titulou de “Laços de Concórdia”, obra em granito cinza e chapa de aço corten com aproximadamente 5 metros de altura, 2,30 metros de largura e 90 centímetros de espessura. Esta sua mais recente obra pretende retratar a proximidade entre Portugal e Espanha.

Paulo Neves é outro dos cinco participantes neste evento e também já concluiu o seu trabalho. A escultura por si concebida, denominada "Vinhais e os Anjos", utiliza como materiais a chapa de aço corten, com aproximadamente 4 metros de altura, 2 metros de largura e 20 centímetros de espessura, recorrendo a um esquema de projecção de luz que é realizado a partir do interior da modelação.

Paulo Neves nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, onde actualmente reside, e possui uma experiência artística com mais de 25 anos de carreira. O escultor frequentou o Curso de Pintura da E.S.B.A.P de 1978 a 1981, tendo trabalhado e convivido com diversos artistas em vários países da Europa. O artista está representado no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Prevê-se que as restantes 3 esculturas, da responsabilidade de Paco Pestaña, Carlos Barreira e Paulo Moura, venham a estar concluídas até ao próximo dia 26 de Setembro, data prevista para a conclusão deste Simpósio Internacional.

A autarquia de Vinhais encontra-se a requalificar alguns dos seus espaços públicos, incluindo o Centro Histórico e antigo núcleo urbano medieval, devendo as obras que saírem deste encontro de arte serem colocadas nos respectivos locais durante os primeiros meses de 2007.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN