Equinócio de Outono celebra-se em Vila Nova de Foz Côa

É já no próximo dia 23 de Setembro que em Vila Nova de Foz Côa, na na aldeia Chãs se realizam observações astronómicas com a presença e a orientação do professor Máximo Ferreira, responsável do sector de Astronomia do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e Director do Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia.

O evento terá início às 06.00 horas da manhã no recinto da Escola Secundária de Foz Côa, onde será efectuada uma primeira observação astronómica sob a orientação de Máximo ferreira, a que se seguirá, às 8:000 horas, a segunda observação junto ao Templo Sacrifical Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, no lugar dos Tambores, em Chãs, Vila Nova de Foz Côa.

Esta segunda observação permitirá participar no momento em que o sol atravessa o eixo da gruta do enorme altar de pedra que caracteriza o local arqueológico aqui existente, sendo acompanhada por uma palestra no terreno do Prof. Adriano Vasco Rodrigues, onde o estudioso exporá as conclusões do estudo que há uns anos fez sobre este monumento megalítico.

O objectivo é assinalar a entrada oficial do Equinócio do Outono, ocasião em que a noite e o dia se equilibram.

A iniciática é promovida pela Comissão de Festas dos Alinhamentos Sagrados dos Tambores, em Chãs, pela Junta de Freguesia da mesma localidade, pela Câmara Municipal de Foz Côa e pela a Escola Secundária Tenente-Coronel Adão Carrapatoso.

O evento será ainda marcado pela exibição do Grupo de Gaiteiros de Miranda do Douro e por momentos de poesia, dita por Jorge Carvalho, ao som da Viola de Arco do actor João Canto e Castro e do acordeonista Gonçalo Barta.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN