[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css=".vc_custom_1584614679493{margin-right: 15px !important;}" custom-css-class="" custom-id=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text]O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros foi, ao início da tarde de ontem, contactado pela delegada de Saúde, que lhe confirmou o primeiro caso positivo de COVID-19 no concelho. Trata-se de um cidadão de 66 anos de idade, natural da aldeia de Lagoa e emigrante em França. O indivíduo encontra-se internado no Hospital de Mirandela.
Benjamim Rodrigues salienta que a autarquia “já está em contacto com as autoridades sanitárias e de segurança para tomar as medidas que se impõem, no sentido de preservar a saúde dos restantes habitantes. Estão a ser monitorizadas as pessoas que terão contactado com este senhor para perceber se manifestam sintomas para o COVID-19 e, nos casos em que tal se justifique, fazer os respetivos testes”.
“Para já, a patrulha da GNR vai manter-se na aldeia, para evitar deslocações desnecessárias para Lagoa e sensibilizar as pessoas para a necessidade de promoverem o isolamento social”, disse Benjamim Rodrigues.
Paralelamente, uma viatura da Proteção Municipal vai continuar a percorrer as freguesias do concelho “fazendo alertas sonoros para os cuidados que as pessoas devem ter durante esta fase mais complexa”.
O autarca macedense aproveitou o momento para reforçar o alerta à população para que fique em casa. “A autarquia tem vindo a tomar uma série de medidas para mitigar este surto no nosso território, mas estas não terão qualquer efeito se não contarmos com a colaboração de todos”, frisou Benjamim Rodrigues.
Por isso, o presidente da Câmara Municipal macedense reforçou a importância de as pessoas se remeterem ao seu lar “e promoverem um isolamento social voluntário”, apelando à população para que não se desloque a Lagoa e, aqueles que ali residem, fiquem em casa. “É ainda importante recordar a necessidade de lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica, bem como a avaliação da presença de sintomas e caso os tenham que contactem a Linha SNS 24, seguindo à risca as instruções que receberem”, lembrou.
O autarca recorda também a importância de cumprir regras de etiqueta respiratória, tais como tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir, utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos, e deitar o lenço de papel no lixo ou lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir,
A autarquia de Macedo de Cavaleiros recorda ainda que está a ser preparada a reativação do Balcão Móvel do concelho, que irá passar a fazer distribuição de bens alimentares e medicamentos aos munícipes que o solicitem ao seu presidente de junta ou União de Freguesia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Autarquia de Macedo de Cavaleiros alerta a população para ficar em casa
Categorizado por:
Informação Regional,
Macedo de Cavaleiros
/ Foi publicado
quinta-feira, 19 de março de 2020
Notícias do Nordeste
