Após uma primeira edição de sucesso, o Outeiro Metal Fest regressa neste ano de 2019 para a sua segunda edição e com a aposta renovada em oferecer novas correntes de música extrema ao norte interior do país.
Com entrada totalmente grátis, a localidade de Outeiro Seco, localizada nos arredores da cidade de Chaves, volta receber o festival nos dias 13 e 14 de setembro. Como grande novidade em relação à edição anterior, o evento ganha um dia extra, contando agora com um dia 0.
Os misteriosos Gaerea são a primeira confirmação para o cartaz do Outeiro Metal Fest 2019. Com uma boa bagagem em eventos internacionais, os nortenhos são neste momento uma das mais promissoras bandas portuguesas da atualidade, elevando a expressão artística a sobrepor-se ao individual. O grupo editou em 2018 Unsettling Whispers, um disco que não só os colocou no radar internacional como que, de uma forma refrescante, quebra as fronteiras do black metal com atmosferas e paisagens sonoras arrepiantes e demolidoras, repletas de caminhos pantanosos sludge e buracos negros de doom. Uma sonoridade sem dúvida moderna, visceral e inflexivelmente negra, com influências de nomes como Watain, Shining, Obsidian Kingdom ou The Great Old Ones.
Tendo conquistado o podium de melhores discos nacionais do ano da Wav Magazine, o site vê nos Gaerea o “potencial para elevar e chacinar o estilo com uma imagem, lírica, estética e sonoridade refrescante e castigadora” e descreve Unsettling Whispers como “um ponto de viragem crucial, não só por ser o álbum de estreia pela Trascending Obscurity, como por exibir a banda no seu estado mais sufocante, ensaguentado e sincero. Não há como ficar indiferente a este álbum.” Já a revista LOUD também destaca Unsettling Whispers como um dos melhores registos nacionais, dizendo que é “uma estreia que ultrapassou fronteiras e aponta o colectivo para a lista de nomes mais promissores.”
Ao longo das próximas semanas serão revelados mais nomes que farão parte do cartaz do Outeiro Metal Fest.
Confirmado! Outeiro Metal Fest regressa em Setembro
Categorizado por:
Cultura,
Música
/ Foi publicado
terça-feira, 15 de janeiro de 2019
Notícias do Nordeste
