Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro apresentado em Torre de Moncorvo

No passado dia 30 de julho teve lugar na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo a apresentação do Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro.

Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro apresentado em Torre de Moncorvo
Como anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo deu as boas-vindas a todos os presentes e referiu que “esta iniciativa também visa criar raízes e a dar a conhecer o território da CIMDOURO”. De seguida tomou a palavra o Presidente da CIMDOURO, Carlos Silva, que disse que os pilares fundamentais para o

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

desenvolvimento do território são a cultura, a educação e o turismo. “ O Douro é vastíssimo em património natural, mas também é muito grande em património arquitetónico e daí que o espaço escolhido para a apresentação deste grande projeto cultural seja este monumento com dimensão”, explicou Carlos Silva. Salientou ainda que com este festival se pretende “juntar a cultura musical com a cultura que os nossos antepassados nos deixaram, que é este todo este património que o Douro evidencia.”

Já o programador, Rui Fernandes, explicou o porquê do nome do festival “oito mãos” porque todos os grupos são em formação de quarteto e “monumentos com música dentro” porque os concertos são realizados em património classificado ou de interesse municipal.” Este ano é a 4ª edição e aquela que é mais alargada porque são 19 municípios, 19 concertos e são 19 monumentos”, salientou. Quanto aos tipos de música que vão marcar o festival Rui Fernandes destaca “este ano vamos poder ver desde rock, blues, world music, jazz até à música erudita”, sendo que o tipo de concerto é adaptado ao monumento em que se insere.

Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro apresentado em Torre de Moncorvo
Referiu ainda que “não temos conhecimento na Europa que haja um festival só de quartetos e só destacando o património, daí que nós tão rapidamente recebemos essa distinção pela entidade EFFE, que é uma espécie de garantia do festival.”

No decorrer da apresentação teve ainda lugar a cerimónia de assinatura do contrato para aquisição dos serviços destes espetáculos. O Festival Oito Mãos Monumentos com Música Dentro vai percorrer os 19 municípios da CIMDOURO, sendo que Torre de Moncorvo recebe no dia 5 de outubro um concerto do quarteto Portocello, na Igreja Matriz.

Luciana Raimundo

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN