![]() |
Edifício da antiga panificadora de Vila Real. Projeto de Nadir afonso |
PUBLICIDADE
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Essa proposta de classificação foi agora arquivada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o que levou ao recrudescimento de um movimento (Movimento Pro Nadir afonso) que luta para salvar o edifício de uma futura destruição.
A DGPC considera que o arquivamento do processo de classificação se deve às demolições ocorridas, defendendo que o edifício já não reúne as características para uma classificação. A DGPC evoca também a oposição à classificação, tanto por parte do seu proprietário como da Câmara Municipal de Vila Real.
Esta questão suscitou já uma pergunta formal do Bloco de Esquerda ao Governo e o Movimento Pro Nadir Afonso realizou recentemente na UTAD um evento pela defesa da preservação desta obra do pintor e arquiteto.
O BE pretende saber se o Governo tem conhecimento do parecer da DRCN acerca desta classificação e pergunta mesmo se “não receia que o arquivamento deste processo incentive a má conduta e destruição de património por parte de quem, tendo outros interesses, o não queiram preservar”.
Por outro lado, o BE quer ainda ver confirmado por parte do Governo se é verdadeiro poder concluir-se que “uma das razões para a não classificação do edifício como de interesse público se prende com o facto da Câmara Municipal de Vila Real não ser favorável a essa classificação”.